Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Após prestar depoimento na PF, Moro vira alvo de ataques de bolsonaristas

Pelo Twitter, o ex-ministro foi chamado de Judas, X9 e traidor

Por André Lopes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 Maio 2020, 21h57 - Publicado em 3 Maio 2020, 15h30

Um dia antes da demissão de Sergio Moro, 23, a rede de perfis bolsonaristas no Twitter negou qualquer tipo crise no governo e decidiu atacar a imprensa. Parlamentares da base de governo e blogueiros conservadores usaram termos como “fake news”, “mentira” e “extrema-imprensa” para desacreditar a informação de que o ex-juiz pediria demissão.

No dia seguinte, 24, com confirmação da saída, o teor do conteúdo propagado no Twitter se tornou na maior parte desfavorável ao presidente: 84,7% dos tuítes tratavam o tema de forma negativa, principalmente em relação à imagem do Bolsonaro, como noticiou Veja em um levantamento exclusivo. Três das hashtags que estiveram no topo dos assuntos mais comentados mencionavam a saída de Bolsonaro do governo. Eram elas: #bolsonarotraidor, #tchaubolsonaro e #forabolsonaro.

No entanto, neste domingo, 3, após Moro ter realizado um depoimento que pode comprometer o presidente no sábado, 2, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, se organizou na rede social, por parte dos apoiadores do governo, uma onda de ataques críticos a Moro. Entre os maiores agitadores estão os perfis bolsonaristas Lets_Dex, BrazilFight, Marcos Quezado, o blogueiro Paulo Eneas, o youtuber Bernado Kuster e o deputado Carlos Jordy. Além dos filhos do presidente Carlos e Eduardo Bolsonaro.

A hashtag #MoroX9Traidor, por exemplo, com mais de 60 mil menções, figurou entre os assuntos mais comentados da rede em simultâneo com a hashtag #TodoPoderEmanaDoPovo, usada pelos que sinalizam apoio ao encontro de bolsonaristas em Brasília, na tarde deste domingo. No sábado, Judas foi outro termo usado pelo próprio presidente Bolsonaro para atacar o ex-ministro, e ficou entre os termos mais falados da rede durante o dia.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.