Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Consumidor poderá comprar NFTs de Stallone, José Aldo e Matheus Cunha

Pouco a pouco, o metaverso passa a se juntar cada vez mais ao mundo dos esportes, abrangendo modalidades variadas e atletas de renome

Por Sabrina Brito Atualizado em 28 mar 2022, 14h43 - Publicado em 23 mar 2022, 19h19

Desde que Mark Zuckerberg anunciou vultuosos investimentos do Facebook no metaverso, o assunto raramente saiu das notícias. Afinal, o desenvolvimento de um mundo virtual onde será possível viver outra vida e ter acesso a eventos e produtos exclusivos é uma ideia com que a humanidade brinca há muito tempo, além de ser tema de filmes e livros bastante conhecidos. Junto com o metaverso, popularizou-se também o assunto dos NFTs, ou tokens não fungíveis, recursos digitais que representam itens da vida real, como obras de arte, veículos, etc. Agora, os NFTs tomam conta de uma nova área: o esporte.

É certo que o esporte tem um longo histórico de popularidade em relação a colecionáveis, desde cards e camisas a figurinhas e álbuns. Agora, esses colecionáveis tornam-se digitais, mas nem por isso deixam de ser únicos – e cobiçados.

No Brasil, uma das primeiras startups a notar o crescimento dos NFTs esportivos foi a The Cryptoplayers, que está atualmente passando por uma rodada de captação na qual espera levantar 20 milhões de reais. A ideia é unir os tokens não fungíveis com uma das maiores paixões do brasileiro: o futebol.

“Futebol é paixão, futebol é sentimento”, afirma Diogo Ruiz, CEO da CryptoPlayers. “Por isso, queremos ao máximos fazer esse mix entre o mundo virtual e de experiências com o mundo real.” Com isso em mente, a startup, com a ajuda do jogador de futebol Matheus Cunha, do Atlético de Madri, oferecerá 2022 cópias de NFTs do atleta, que, no metaverso, escolheu o nome Kun Ha. Quem tiver o token Kun Ha na carteira concorrerá a uma viagem para Madri para conhecer Cunha e as instalações do Atlético e ainda ir a um jogo no estádio Wanda Metropolitano. As vendas começaram no último dia 18, e até Tiago Leifert embarcou no projeto.

Outros esportistas também encontraram no metaverso uma chance de se promover. No final do ano passado, o lutador José Aldo anunciou o lançamento de sua própria coleção de NFTs, em parceria com a Biobots. Aldo  terá 7 777 unidades colecionáveis disponíveis para compra por meio de criptomoedas, cada uma com ilustrações diferentes e exclusivas do lutador.

Continua após a publicidade

O projeto ainda envolverá experiências no mundo real, como o acesso a treinamentos presenciais de José Aldo no Rio de Janeiro, convites para eventos sociais privados, treinos virtuais, mensagens de vídeo personalizadas, conferências digitais via Zoom, sorteio de luvas e camisetas autografadas, entre outros.

Ainda no mundo da luta, Sylvester Stallone, o eterno pugilista Rocky Balboa, também terá sua própria coleção de NFTs. O pacote contará com quase 10 mil itens de arte digital e focará em uma celebração da vida e carreira do ator. Os tokens serão colocados na rede de blockchain Ethereum e Stallone autografará 25 dos mais raros NFTs. Alguns ativos incluirão possibilidades de interação com o artista, como um jantar em Miami, exibição de filmes virtuais, eventos privados, etc.

Assim, para os fãs de esporte, trata-se de um momento mais do que propício para colecionar artes e itens virtuais exclusivos de seus atletas favoritos. Há, contanto, quem acredite que é cedo demais para investir em algo tão recente como os NFTs. De qualquer forma, é uma oportunidade inédita para quem gosta de futebol, luta e muitas outras modalidades.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.