Entenda a estratégia da Apple para atrair novos consumidores com seu iPhone 16e
Com novo modelo de entrada, a empresa da maçã vai oferecer um aparelho melhor, mas a um custo mais elevado

Quem pretende comprar um smartphone de entrada da Apple terá que pagar um pouco mais. A empresa da maçã anunciou na quarta-feira o lançamento do iPhone 16e, que ocupa o lugar do finado iPhone SE como modelo mais barato da linha. Agora, ele faz parte da família 16, com diversas funções encontradas também nos modelos mais caros. Mas o preço subiu. Será preciso desembolsar R$ 5.799 pela versão mais barata. Antes, o SE era encontrado por R$ 4.299.
O novo iPhone 16e tem uma estrutura de alumínio, frente e verso de vidro e uma tela OLED de 15,4 centímetros. Ele não terá mais o botão de início, que vinha sendo retirado de toda a linha desde o iPhone X chegou ao mercado, em 2017. O visual também é mais parecido com os modelos da linha atual do iPhone. O armazenamento começa com 128 GB e o smartphone é equipado com o mais recente chip A18 da Apple, que permite que as várias ferramentas de IA sejam acessadas pelos usuários, além de conectividade 5G.
Ele será oferecido apenas em duas cores, branco e preto, e vem com uma única câmera de 48 MP, enquanto outros modelos mais caros vem com duas ou até três câmeras.

“O iPhone 16e vem com os recursos que todos adoram da linha do iPhone 16, incluindo bateria com duração surpreendente, desempenho rápido com a potência do chip A18 de última geração, um inovador sistema de câmera 2 em 1 e a Apple Intelligence”, disse Kaiann Drance, vice president of Worldwide iPhone Product Marketing da Apple, em comunicado divulgado à imprensa. “É uma alegria adicionar o iPhone 16e à linha como uma opção poderosa e mais acessível para levar a experiência do iPhone a ainda mais pessoas.”
Com a mudança, a estratégia da Apple é tentar atrair uma parcela maior do segmento de smartphones intermediários e, assim, reverter a tendência de queda na busca pelo iPhone em mercados importantes, como a China. O lançamento de um modelo mais equipado e com ferramentas de inteligência artificial também é uma maneira de competir com aparelhos semelhantes lançados pela concorrência. Nos Estados Unidos, o preço é mais competitivo. Por aqui, o valor é próximo da versão FE (mais barata) do S24, modelo topo de linha da Samsung.
A pré-venda do novo iPhone 16e começa nesta sexta-feira, 21, e os modelos começam a ser entregues, nos Estados Unidos, no dia 28 de fevereiro.