Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Greve de empresa francesa adia lançamento de satélite brasileiro

De acordo com a companhia Arianespace, responsável por colocar os satélites em órbita, os equipamentos serão mantidos em segurança enquanto não forem usados

Por Carla Monteiro 24 mar 2017, 15h52

O lançamento do projétil que colocaria em órbita um satélite da Telebrás e outro da empresa sul-coreana Ktsat foi adiado, por tempo indeterminado, devido a uma greve de funcionários da Arianespace, companhia francesa responsável por levar os satélites até a órbita terrestre. As paralisações ocorrem na Guiana Francesa, local onde aconteceria o evento, que estava previsto para a última segunda-feira (20).

Em comunicado, nesta quinta-feira (23), a Arianespace informou que a greve social impede que os satélites sejam levados até a plataforma de lançamento e que a evolução da situação não permite a retomada da operação. Ainda de acordo com a empresa, os equipamentos serão mantidos em “perfeitas condições de segurança” até que o lançamento aconteça.

Projeto SGDC

O SGDC, nome do primeiro satélite geoestacionário do Brasil, foi desenvolvido pela Telebrás com o intuito de garantir segurança na comunicação militar e ampliar a oferta de internet banda larga, sobretudo nas regiões remotas do país. A iniciativa recebeu o investimento de 2 bilhões de reais.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), um dos responsáveis pela execução do projeto, o SGDC pesa cerca de 6 toneladas e será posicionado a uma altura de 36 mil quilômetros de distância da superfície terrestre. O equipamento vai cobrir todo o território brasileiro e parte do oceano Atlântico, e seu centro de comando será dividido entre Brasília e Rio de Janeiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.