Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Macron critica Twitter de Elon Musk e pede regulamentação das redes

O líder francês está nos Estados Unidos em visita oficial e foi recebido pelo presidente americano, Joe Biden, na Casa Branca

Por Marília Monitchele
Atualizado em 1 dez 2022, 15h27 - Publicado em 1 dez 2022, 15h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • WASHINGTON, DC - DECEMBER 01: U.S. President Joe Biden and French President Emmanuel Macron meet in the Oval Office at the White House on December 01, 2022 in Washington, DC. President Biden is hosting Macron for the first official state visit of the Biden administration. (Photo by Doug Mills-Pool/Getty Images)
    Em visita oficial aos EUA, Emmanuel Macron foi recebido pelo presidente Joe Biden na Casa Branca - (Doug Mills/Getty Images)

    Em viagem aos Estados Unidos, o presidente da França, Emmanuel Macron, criticou a administração do Twitter e sua nova política de moderação de conteúdo. Numa entrevista à TV americana, o líder francês mostrou-se favorável à maior regulamentação nas redes e questionou a permissividade de Elon Musk, definindo as novas estratégias de controle do bilionário como “um grande problema”. 

    As críticas de Macron se somam a outras que ganharam espaço a partir da gestão de Musk no Twitter. Na semana passada notou-se o impacto das novas políticas de moderação na disseminação de conteúdo falso, sobretudo no que diz respeito às vacinas contra a Covid-19.

    Macron disse que a liberdade de expressão e a democracia se baseiam no respeito e na ordem pública: “Você pode se manifestar, pode ter liberdade de expressão, pode escrever o que quiser, mas há responsabilidades e limites”. O comentário vem logo depois da ameaça de proibição feita pela União Européia, caso o Twitter não assuma posições mais rígidas de controle de conteúdo.

    A colocação do presidente francês se contrapõe às ideias do bilionário para o Twitter. Na semana passada, Musk anunciou uma “anistia geral”, possibilitando o retorno à plataforma de contas anteriormente banidas.

    Continua após a publicidade

    Depois de o bilionário autorizar a demissão em massa de funcionários da rede social, a plataforma vem enfrentando problemas com o conteúdo propagado. O sistema pago de verificação de contas, que o dono da SpaceX tentou implantar, por exemplo, resultou em um movimento preocupante de perfis antivacina, que vinham alcançado audiências cada vez maiores. 

    No início desta semana, a plataforma anunciou a revisão de sua política destinada ao combate à desinformação sobre a Covid-19. A notícia veio justamente no momento em que as infecções aumentam na China e em outros lugares. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.