Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O mundo criado pelo iPhone

Há dez anos, o smartphone da Aple chegava às lojas – e dava início a uma revolução. Ele e seus similares redesenharam o nosso cotidiano

Por Filipe Vilicic Atualizado em 10 dez 2018, 09h25 - Publicado em 24 jun 2017, 08h55

“De vez em quando, surge um produto revolucionário que muda tudo. Hoje, apresentamos três. O primeiro é um iPod de tela grande com controle por toque. O segundo é um celular. O terceiro, um disruptivo dispositivo de internet. Um iPod, um telefone e um comunicador via internet… entenderam? Não são três aparelhos separados; esse é um só dispositivo, e nós o chamamos de iPhone.”

https://www.youtube.com/watch?v=PFxadHA8iik

Foi assim, ostentando o seu invariável figurino – camiseta preta, jeans e tênis de corrida –, que Steve Jobs (1955-2011), fundador da Apple, mostrou ao mundo o primeiro smartphone da marca, em 9 de janeiro de 2007, no evento Macworld, em São Francisco, Califórnia (confira a apresentação no vídeo acima). O modelo era um esboço do que ele viria a ser. “Não se tratava de um bom telefone e, apesar de contar com um chip poderoso, ainda não possuía conteúdo interessante”, disse a VEJA o escritor e jornalista americano Rick Tetzeli, coautor, ao lado de Brent Schlender, da biografia Como Steve Jobs Virou Steve Jobs, publicado no Brasil pela Intrínseca. Demorou seis meses para o iPhone chegar às lojas, superando as desconfianças de que a Apple falharia em entregá-¬lo. Era 29 de junho daquele ano.

https://www.youtube.com/watch?v=s5aEp3ck1fQ

Nesta exata semana de uma década atrás, milhares de clientes se aglomeravam em frente às lojas identificadas pela célebre maçã mordida, aguardando o início das vendas. Desde então, o iPhone se tornou o produto eletrônico de maior sucesso da história. “Ele é o pináculo do capitalismo. O instrumento fundador da vida moderna”, escreveu o jornalista Brian Merchant em The One Device (O Único Dispositivo), livro sobre a história do iPhone, lançado na semana passada nos Estados Unidos. Reportagem de VEJA elenca dez grandes transformações proporcionadas pelo iPhone ao longo de uma década. Elas redesenharam nosso cotidiano. O iPhone inventou um novo mundo – antes dele era tudo menos interessante.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.