Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O que é ‘sextorção financeira’ e como o Instagram quer combater o crime

Para tentar coibir a ação desses criminosos, a Meta anunciou a adoção de novas políticas de uso na plataforma

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 13h22 - Publicado em 11 abr 2024, 11h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O conceito não é novo, mas o rótulo, forte o bastante para chamar a atenção para o problema, sim. “Sextorção financeira” se caracteriza pela ameaça de revelar imagens íntimas de uma pessoa em troca de dinheiro. Compartilhar – ou ameaçar compartilhar – esse tipo de conteúdo sem consentimento é crime e vai contra as políticas das principais empresas de tecnologia, o que não tem impedido a ação de malfeitores de agir, mirando principalmente os usuários adolescentes. Para tentar coibir a ação desses criminosos, a Meta anunciou a adoção de novas políticas de uso no Instagram.

    As atualizações envolvem padronização de configurações para contas de adolescentes para que não possam, por exemplo, receber mensagens de pessoas com as quais não estão conectados. Também será testado um recurso de proteção contra nudez em mensagens diretas (DM, na sigla em inglês) da plataforma, que desfoca as imagens detectadas como contendo nudez e incentiva as pessoas a pensar duas vezes antes de enviar imagens de nudez. “A proteção contra nudez será ativada por padrão para adolescentes menores de 18 anos em todo o mundo, e mostraremos uma notificação aos adultos incentivando-os a ativá-la”, diz um comunicado da empresa.

    Segundo a empresa, a proteção contra nudez usa aprendizado de máquina — recurso que envolve a inteligência artificial — no dispositivo para analisar se uma imagem enviada em uma DM no Instagram contém nudez. Como as imagens são analisadas no próprio dispositivo, a proteção contra nudez funcionará em chats criptografados de ponta a ponta, e a Meta não terá acesso a essas imagens –- a menos que alguém decida denunciá-las. Além disso, as equipes de tecnologia e segurança implantaram uma tecnologia para ajudar a identificar onde as contas podem estar potencialmente envolvidas na prática de golpes. Também serão testadas novas mensagens pop-up para pessoas que possam ter interagido com contas que foram removidas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.