Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Pulseira diagnostica diabetes, fibrose e outras doenças

O sensor avalia os níveis de glicose nas amostras de suor e emite o resultado do exame, informando se o paciente é diabético ou não

Por Carla Monteiro 20 abr 2017, 16h33

Uma pesquisa apresentou uma pulseira que é capaz de diagnosticar diabetes, fibrose, e outras doenças, apenas analisando o suor do paciente. O estudo foi conduzido por pesquisadores das Universidades de Stanford e da Califórnia (ambas nos Estados Unidos) e publicado na segunda-feira (17) no site do veículo científico Proceedings of National Academy of Science.   

A pulseira é equipada com um sensor para realizar o diagnóstico. O dispositivo coleta o suor do paciente e faz uma análise das substâncias ali presentes. Por exemplo, para determinar se o indivíduo é diabético, o nível de açúcar nas amostra é examinado. Se o índice de glicose detectado for alto, isso significa que o paciente sofre de diabetes.

Para diagnosticar fibrose cística – doença genética que provoca o acúmulo de muco nos pulmões, pâncreas e outros órgãos -, ao invés de examinar a glicose da amostragem, o dispositivo detecta a quantidade de cloreto no suor. Tal substância em altos níveis pode ser um indicativo de fibrose. Logo, trata-se de uma alternativa mais cômoda e rápida. 

De acordo com os pesquisadores, os exames comuns disponíveis para diagnosticar fibrose são cansativos, principalmente para as crianças. Uma vez que os pacientes devem permanecer sentados enquanto eletrodos presos ao longo do corpo recolhem amostras de suor. Todo o processo demora, no mínimo, meia hora. Outra desvantagem do método comum é que o resultado do exame não fica pronto na hora; é necessário esperar até que o laboratório disponibilize o diagnóstico final. Com a nova tecnologia, os procedimentos não são cansativos e são praticamente instantâneos. Além disso, pesa a comodidade do resultado aparecer na tela de qualquer smartphone.

Os cientistas ainda destacaram a mobilidade do dispositivo. Pessoas que vivem em lugares remotos e que não possuem acesso fácil a centros de saúde podem fazer os exames clínicos de sua própria casa, sem nenhuma preocupação. O próximo passo dos pesquisadores é fazer com que o dispositivo evolua de uma simples ferramenta de exames clínicos pontuais para um potencial aparelho de monitoramento constante dos índices biológicos (açúcar, ácido úrico, cloreto).    

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.