Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

RAV4 Plug-In Hybrid XSE é mais um passo da Toyota na eletrificação no país

Ícone global com mais de 10 milhões de unidades comercializadas continua a evoluir com a tecnologia híbrida plug-in

Por Abril Branded Content
20 jun 2024, 18h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • RAV4 Plug-In Hybrid XSE é mais um passo da Toyota na eletrificação no país
     (Toyota/Divulgação)

    O lançamento do Toyota RAV4 Plug-In Hybrid XSE, no último mês de abril, foi mais um importante marco do pioneirismo tecnológico da marca no Brasil. Com a experiência de quem é líder mundial em eletrificação, ela desenvolveu um veículo que combina elevados índices de eficiência energética e desempenho. 

    É a primeira vez que a Toyota, pioneira no desenvolvimento dos carros híbridos, oferece essa configuração (plug-in) no Brasil. A chegada do RAV4 Plug-In Hybrid amplia a oferta de veículos eletrificados – e também reforça o compromisso da marca com o processo de diversificação de tecnologias no país. A nova versão é mais uma alternativa para impulsionar a descarbonização por meio de novas tecnologias de eletrificação alinhadas ao contexto local e às necessidades dos clientes. 

    O diferencial plug-in

    Da mesma forma que um híbrido convencional, o automóvel híbrido plug-in combina motor a combustão e motor elétrico com o objetivo de obter maior eficiência energética. Mas há algumas diferenças fundamentais. 

    A bateria de maior capacidade e o fato de que ela é recarregada na tomada são os diferenciais do híbrido plug-in (conhecido pela sigla PHEV, do inglês plug-in hybrid electric vehicle) em relação ao híbrido convencional (HEV, hybrid electric vehicle). 

    Continua após a publicidade

    O HEV não possui entrada de tomada. Sua bateria é recarregada apenas por meio do sistema regenerativo – que utiliza as frenagens e desacelerações do veículo. 

    O Toyota RAV4 Plug-In Hybrid tem uma média estimada de consumo de combustível de 35 km/l em uso urbano, e de 30 km/l na estrada. São números impressionantes para um veículo com o seu porte, com 4,6 metros de comprimento, 1,85 metro de largura e 1,69 metro de altura.

    O novo RAV4 Plug-In Hybrid redefine os padrões de desempenho e eficiência com seu conjunto Hybrid Dynamic Force, que une um motor a combustão de 2,5 litros, com 185 cv e 223 Nm, a dois motores elétricos, o dianteiro de 182 cv e 270 Nm, e o traseiro de 54 cv e 121 Nm. Esse conjunto entrega uma potência combinada de 306 cv e, aliado à transmissão CVT, leva o RAV4 de 0 a 100 km/h em apenas 6,0 segundos. Sua autonomia é de 55 quilômetros no modo totalmente elétrico.

    É importante ressaltar que o carregamento correto da bateria é fundamental para que o veículo atinja tais níveis de economia e performance. 

    Continua após a publicidade

    Se a bateria estiver com a carga muito baixa, os motores elétricos não conseguirão ser acionados da forma ideal, e o motor a combustão será mais exigido – assim, a performance cai e o consumo aumenta. 

    O melhor de dois mundos

    O sistema híbrido usa os motores elétricos para colocar o RAV4 Plug-In Hybrid em movimento e é responsável por tracionar o veículo em velocidades de até 135 km/h. 

    Já o motor a combustão entra em ação em velocidades mais altas (situação em que ele é mais eficiente), quando há uma grande demanda no acelerador (uma ultrapassagem, por exemplo) ou quando a carga da bateria está baixa, atuando como gerador para recarregá-la. 

    Continua após a publicidade

    O motorista pode optar por quatro modos de operação: ECO, que privilegia a economia de energia e de combustível; Sport, voltada para a performance; Normal, indicada para as situações do dia a dia; e o modo EV, em que o veículo roda apenas com os motores elétricos.

    Aliás, o modo EV é outro importante diferencial do RAV4 Plug-In Hybrid. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia elétrica chega a 55 quilômetros – o que atende à necessidade de locomoção urbana diária da maioria dos motoristas. 

    Em outras palavras, fazendo a recarga de forma correta, é possível rodar sem queimar uma gota de combustível no trajeto de ida e volta ao trabalho durante toda a semana. 

    O SUV vem equipado com um carregador portátil convencional 2,3 kW e um wallbox de 7,4 kW, que permite a recarga das baterias em 2,5 horas. Então, assim como fazemos com o smartphone ou o notebook, basta plugar e carregar ao chegar em casa.

    Continua após a publicidade

    O processo de recarga é simples: basta conectar a tomada, localizada no para-lama traseiro direito e que possui uma luz indicadora que mostra se o carregamento está em andamento ou já foi concluído.

    Pioneirismo na eletrificação

    No mundo, a Toyota já comercializou 20 milhões de veículos eletrificados – o que a coloca como líder global em eletrificados. Juntos, esses automóveis evitaram que 160 milhões de toneladas de CO2 fossem despejadas na atmosfera. 

    No Brasil, a fabricante celebra, em 2024, 11 anos da introdução do primeiro veículo híbrido do mercado nacional. O Prius, lançado em 2013, colaborou para a popularização de uma tecnologia até então desconhecida no país. Seguindo uma trajetória de pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias, a Toyota também foi a primeira a lançar, em 2019, o consagrado sistema híbrido flex, apresentado oficialmente no Corolla Sedã e que também equipa o SUV Corolla Cross desde 2021. 

    Continua após a publicidade

    Atualmente, a Toyota e a Lexus correspondem por 37% dos modelos eletrificados em circulação nas ruas do Brasil.

    O híbrido flex foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. Partindo da tecnologia bicombustível que chegou ao mercado em 2007, a bordo do Corolla, ele combina a eficiência dos motores elétricos com o potencial sustentável do etanol. 

    E o trabalho de desenvolvimento não para. A Toyota já anunciou investimento de 5 bilhões de reais na produção de um novo veículo compacto híbrido flex, com produção prevista para 2025, e o desenvolvimento de um modelo especialmente para o mercado brasileiro, equipado com a mesma tecnologia. 

    Paralelamente, a montadora realiza no país testes pioneiros com a tecnologia híbrida plug-in utilizando etanol, que estão associados a uma possível futura produção nacional de veículos PHEV-FFV (híbridos plug-in flex fuel). Tais iniciativas reforçam o compromisso da Toyota com a inovação e a sustentabilidade no mercado brasileiro.

    São diferentes maneiras que a Toyota desenvolve para impulsionar a descarbonização da mobilidade, oferecendo opções sustentáveis e de alta qualidade aos consumidores brasileiros.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.