Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

São Paulo ganha sistema de monitoramento para prevenir desastres naturais

Governo do Estado firmou parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em um projeto específico para o litoral norte

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 30 out 2024, 19h30

O governo de São Paulo inaugura nesta quinta-feira, 31, uma nova plataforma tecnológica para monitorar e prevenir desastres naturais, com atenção especial ao litoral norte paulista, região frequentemente afetada por deslizamentos e enchentes. O sistema, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), reúne dados geológicos, meteorológicos e oceanográficos em tempo real para antecipar riscos e orientar ações preventivas.

A plataforma faz parte do programa São Paulo Sempre Alerta e funcionará como um centro de comando, exibindo informações em múltiplos telões para auxiliar órgãos como a Defesa Civil na tomada de decisões. O sistema permite identificar áreas propensas a deslizamentos ou inundações e avaliar a vulnerabilidade das comunidades locais.

“Com esta Plataforma, conseguimos fazer uma gestão mais eficaz e integrada das emergências ambientais em São Paulo”, explica por meio de nota Natália Resende, secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. “A colaboração entre o IPA e outros órgãos é fundamental para desenvolver um sistema que não só identifica riscos, mas também orienta ações concretas para a proteção da população.”

Para reforçar a prevenção de acidentes no litoral norte, o governo firmou parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que investirá 450 mil dólares (cerca de 2,5 milhões de reais) em um projeto específico para a região. A iniciativa vai beneficiar Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba nos próximos 24 meses.

Monitoramento e prevenção

Entre as funcionalidades da plataforma, destaca-se o Sistema de Alerta de Ressacas e Inundações Costeiras (Saric), capaz de prever com até quatro dias de antecedência eventos críticos no litoral, como ressacas, marés altas e erosões em praias. O sistema também monitora rodovias importantes da região, como a SP-55 e SP-98, integrando dados climáticos em tempo real para alertar sobre riscos de deslizamentos.

Continua após a publicidade
O sistema, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), reúne dados geológicos, meteorológicos e oceanográficos em tempo real para antecipar riscos e orientar ações preventivas
O sistema, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), reúne dados geológicos, meteorológicos e oceanográficos em tempo real para antecipar riscos e orientar ações preventivas – (Secretaria do Meio Ambiente de SP/Divulgação)

A plataforma conta ainda com um módulo que reúne 66 mil registros históricos de desastres naturais ocorridos no estado entre 1991 e 2022, além de um banco de dados com 1.245 áreas já vistoriadas. Essas informações ajudam a identificar locais prioritários para ações preventivas.

Centro de controle

O centro de monitoramento está instalado no Núcleo de Geociências do IPA, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Por enquanto, o acesso aos dados está restrito a desenvolvedores e parceiros, mas há planos para disponibilizar as informações ao público no futuro. A plataforma integra diferentes bases de dados e permite a inclusão de novas aplicações conforme necessário.

Em Ubatuba, será desenvolvido um mapeamento detalhado de riscos, com sistemas específicos de monitoramento e alerta. Os outros três municípios do litoral norte receberão mapeamentos regionais e bancos de dados sobre eventos como deslizamentos de encostas e inundações. A ideia é excelente: espera-se que a plataforma cumpra o que o governo promete.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.