Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Twitter estudava recurso de edição bem antes de Elon Musk

Maior acionista individual da empresa, bilionário lançou uma enquete em seu perfil na plataforma para saber opinião dos usuários

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 abr 2022, 11h30 - Publicado em 6 abr 2022, 10h33

“Agora que está todo mundo perguntando…”, começa o tuíte da equipe de comunicações do Twitter, publicado no fim da tarde de terça-feira. “Sim, estamos trabalhando em um recurso de edição desde o ano passado.” A empresa disse que os testes os ajudariam a descobrir “o que funciona, o que não funciona e o que é possível “.

E, não, nada disso tem a ver com Elon Musk, maior acionista individual da empresa, que recentemente tirou do bolso três bilhões de dólares para comprar 9% das ações do microblog. Também não está relacionado à enquete que o bilionário publicou sobre essa questão que divide os usuários da plataforma desde que ela existe.

Continua após a publicidade

Musk, que se juntou ao conselho de administração do Twitter esta semana, perguntou aos usuários em sua pesquisa se eles estariam interessados na capacidade de editar seus tuítes. Com 80,6 milhões de seguidores, Musk havia criticado o microblog por “não aderir aos princípios da liberdade de expressão” e chegou a ventilar a ideia de construir sua própria plataforma de mídia social. Agora, com sua nova posição na empresa, ele pode se dar ao luxo de dar um empurrãozinho para que seus desejos se concretizem.

Muitos usuários do Twitter, famosos e anônimos, há muito pedem para incluir um botão de edição. A própria empresa recentemente provocou os usuários com um tuíte do Dia da Mentira (1º de abril) dizendo: “estamos trabalhando em um botão de edição” – o que, sabemos agora, era verdade. O ex-CEO do Twitter Jack Dorsey havia dito que o recurso estava em estudo, mas em janeiro de 2020 sustentou que “provavelmente nunca faremos isso”. Dorsey deixou o cargo de CEO em novembro de 2021.

Mas outras pessoas dizem que adicionar um botão de edição mudaria a natureza do Twitter, tornando-o menos valioso como um arquivo histórico que armazena declarações oficiais de políticos e outras pessoas importantes. Os tuítes geralmente são incorporados em notícias, o que pode trazer problemas se os usuários editarem publicações importantes ou controversos sem deixar evidências da declaração original.

Especialistas sugerem, em vez disso, dar aos usuários do Twitter uma janela de tempo para editar seus tuítes antes de publicá-los. Musk disse que uma proposta relacionada para uma janela de edição pós-publicação de alguns minutos “parece razoável”. À luz de seu histórico, o bilionário dono da Tesla poderia muito bem se beneficiar do recurso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.