Waze cria espaço no app para informar interdições durante o Carnaval
App terá voz temática comandos adaptados à festa e carro adesivado circulando por São Paulo para registrar, em tempo real, bloqueios e condições de tráfego
O Waze informou que, durante o Carnaval, passará a concentrar em páginas regionais dentro do aplicativo as informações sobre ruas interditadas por causa de blocos e eventos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife/Olinda. A proposta é reunir, em um único ponto, dados enviados por autoridades de trânsito e alertas feitos pela própria comunidade de usuários.
Segundo a empresa, os links regionais permitirão acompanhar em tempo real as mudanças viárias ao longo do dia, em locais onde a circulação de foliões costuma provocar bloqueios e desvios inesperados.
O sistema cruza informações oficiais de prefeituras e órgãos de trânsito com atualizações enviadas por usuários do app. Essas informações passam a ser organizadas em páginas específicas para cada cidade durante o período do Carnaval.
A ferramenta não altera a forma de navegação, mas centraliza os avisos sobre interdições relacionadas aos eventos.
Nova voz temática de Carnaval
O aplicativo também passa a oferecer uma voz temática de Carnaval, que pode ser ativada nas configurações. A navegação continua funcionando da mesma forma; com avisos de conversões, mudança de faixa e alertas de radares; mas as instruções são narradas com frases adaptadas ao contexto da festa.
Entre os exemplos estão avisos de radar descritos como “Radar reportado à frente. Cuidado com a nota da escola!”, além de orientações de direção como “Mantenha-se à esquerda. Que atrás vem o mestre-sala e a porta-bandeira. Ao final do percurso, a chegada pode ser anunciada com “Nota dez! Chegamos na dispersão. Mas no coração o samba não pode parar!!”
A ativação é opcional e não altera o funcionamento do mapa, apenas a forma como as orientações são narradas durante o trajeto
O que é o carro que vai circular em São Paulo?
O Waze informou que um veículo adesivado com a marca do aplicativo circulará pela capital paulista durante os dias de Carnaval. A proposta é que o carro percorra regiões com maior concentração de blocos para registrar, em tempo real, as condições de tráfego e as interdições viárias.
Segundo a empresa, as informações coletadas no trajeto ajudam a complementar as atualizações feitas por usuários e os dados enviados por órgãos de trânsito, reforçando a atualização do mapa ao longo do dia.
As medidas passam a valer a partir desta quarta-feira (4).






