Zeenix Pro, console portátil da TecToy, começa a ser vendido no Brasil
Concorrente do Steam Deck, equipamento roda jogos de computador e reforça interesse pelos consoles portáteis, como Switch 2, da Nintendo, e Rog Ally

Com a proposta de enfrentar o Steam Deck, popular console portátil da Valve que roda jogos de computador, o brasileiro Zeenix Pro, desenvolvido pela TecToy, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira, 25, no site oficial da empresa. O aparelho custa R$ 4.999 e está sendo exibido na Retrocon, evento de games e cultura pop que acontece em São Paulo neste final de semana.
O Zeenix Pro chega ao mercado equipado com Windows 11, processador AMD Ryzen 7 6800U, 16 GB de memória RAM e um SSD NVMe de 512 GB para armazenamento, expansível por cartão microSD, além de tela de 6 polegadas com resolução FullHD de 1920 x 1080p e uma taxa de atualização de 60 Hz, além de possibilidade de conexão com a televisão. São números mais potentes que o Steam Deck.
Seu desenvolvimento demorou mais do que o previsto. Enquanto a versão mais simples do portátil, Zeenix Lite, chegou ao mercado no final de 2024, o Pro não tinha uma data confirmada para o início das vendas. Hoje, é possível comprar ambos os aparelhos. O Lite custa R$ 2.699.
O lançamento chega para reforçar as opções de consoles portáteis à disposição do consumidor brasileiro – reforçando o aumento do interesse nesse tipo de aparelho como alternativa aos smartphones e mesmo aos consoles e PCs convencionais. Hoje, é possível optar pelos equipamentos da TecToy ou pelo Switch 2, da Nintendo. O Steam Deck não é vendido oficialmente por aqui, mas é facilmente encontrado em plataformas online. Em breve, a Microsoft lançará uma versão do Rog Ally, concorrente do Steam Deck, com a assinatura Xbox.
O Zeenix Pro também dá novo fôlego para a TecToy, que nos últimos anos se especializou na venda de versões modernas de consoles clássicos, como o Atari e o Master System, além de outros equipamentos eletrônicos, como tablets, acessórios para o público gamer e até babás eletrônicas. No site da empresa, no entanto, a maior parte dos itens está fora de estoque, incluindo os consoles retrô.