Candidatura de Lula: Haddad e Gleisi comemoram a inscrição
O candidato a vice pelo PT, Fernando Haddad, e a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, falam sobre o registro oficial da chapa. Assista ao vídeo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve sua candidatura registrada oficialmente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para concorrer a um terceiro mandato como presidente da República. Eleito pela primeira vez em 2003 e reeleito em 2006, Lula foi condenado e preso pela Operação Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo envolvendo um tríplex no Guarujá.
O ato de registro foi entregue no final da tarde desta quarta-feira, 15. O pedido foi realizado pela presidente do partido, senadora Gleisi Hoffman (PT-PR), o vice formal na chapa de Lula, Fernando Haddad, a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) – que será a vice de fato tanto no caso de Lula ter a candidatura confirmada quanto na hipótese de ele ser barrado pela Justiça e substituído por Haddad – e a ex-presidente Dilma Rousseff.
Cerca de 4.000 manifestantes, segundo a Polícia Militar, acompanharam o ato e ocuparam o entorno do TSE. A grande maioria era formada por militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e por outros movimentos sociais que apoiam o ex-presidente.