Dia Mundial da Água: cada vez mais escassa
A má gestão e o descuido são a causa da crise hídrica e da imundície dos oceanos. Mas ainda há tempo para uma reversão
A escassez do líquido da vida já é uma realidade. 844 milhões de pessoas no mundo não tem água potável. Parte do globo vive essa falta no dia a dia, enquanto a outra tem a preciosidade ao seu dispor. O impasse poderá intensificar as mudanças no clima, os conflitos sociais e gerar custos à população. A boa notícia é que há tempo para mudar.
Apenas 1% da água doce do mundo é potável. Parece pouco, mas é uma quantidade mais do que suficiente para o consumo de mais de 7 bilhões de pessoas. Então como explicar a constante escassez?
Distribuição desigual, desmatamento, lixo descartado sem cuidado e descaso sãs as causas. Mesmo locais acostumados à abundância, como aqui no Brasil, começaram a suar com os efeitos do descaso. O país é a nação mais alagada da Terra, mas é também um péssimo exemplo no trato com o bem. O país desperdiça cerca de 40% de toda água tratada.
A água doce, de rios e lagos, vem sendo afogada ao se tornar depósito de toneladas de lixo e esgoto, o que coloca em risco a saúde de milhares de pessoas sem acesso a saneamento básico.
Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login
Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login
A melhor notícia da Black Friday
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.