Habeas corpus de Lula: os principais momentos da votação em 5 minutos
Dez horas de sessão resumidas em cinco minutos. Resultado do julgamento abre caminho para a prisão do ex-presidente
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve seu pedido de habeas corpus preventivo negado, após votação em plenário no Supremo Tribunal Federal. Com a rejeição do pedido, Lula fica diante da possibilidade de um mandado do juiz Sergio Moro determinando a imediata execução da pena, de doze anos e um mês de prisão.
Ele não deve ser preso automaticamente, uma vez que ainda tem até a próxima terça-feira para apresentar uma outra espécie de recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), os chamados “embargos dos embargos”.
Após a negação do pedido, os ministro do STF também analisaram a liminar da defesa que impedia o efeito da prisão até o julgamento das duas ações declaratórias de constitucionalidade, que votam sobre o mesmo tema. A liminar tamb��m foi negada.
O relator do caso, ministro Edson Fachin, e os ministros Alexandre de Moraes, Luis Roberto Barroso, Luiz Fux e Rosa Weber, e também a presidente do Supremo, Cármen Lucia. votaram contra o habeas corpus. A favor da defesa do ex-presidente estiveram os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Marco Aurélio. O placar foi finalizado em 6 a 5.