Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

O paciente número 1000

A história de Marco Pereira, o milésimo paciente a ter alta no Hospital de campanha do Pacaembu, que fecha as portas nesta segunda-feira

Por Adriana Dias Lopes e Egberto Nogueira
Atualizado em 29 jun 2020, 13h03 - Publicado em 25 jun 2020, 14h18

Marco Cesar Pereira, de 38 anos, está entre os mais de 600 mil brasileiros recuperados da infecção pelo novo coronavírus. Mas o significado da sua alta hospitalar, estampado na alegria da foto que abre esta reportagem, é um marco na história da infecção: no início do mês, ele se tornou o “paciente número mil” a deixar o Hospital de Campanha do Pacaembu, em São Paulo, uma das maiores referências no atendimento da doença no país.

O número redondo sensibilizou a equipe de médicos e enfermeiros do lugar, que, por instantes suspendeu os trabalhos para acompanhar em grande festa a saída de Marcos pelos portões. Três semanas se passaram e o Hospital do Pacaembu sofreu uma reviravolta. Hoje com apenas 17% de ocupação dos leitos (índice que há um mês chegou a 80%), fechará as portas nesta segunda-feira, 29 — a exemplo do que aconteceu no Hospital de Campanha de Manaus, que encerrou as atividades no último 24.

Um olhar mais atento ajuda a mostrar que o fim de dois complexos hospitalares criados especialmente para atender as vítimas do novo coronavírus pode simbolizar o início de uma mudança de ares na dramática pandemia que já acometeu mais de um milhão de brasileiros e liquidou com 53 mil vidas.


Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.