Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Depressão: um mal precoce

Em um mundo globalizado, os adolescentes nunca estiveram tão sós - é o paradoxo que alimenta os casos de depressão

Por Da Redação Atualizado em 21 abr 2018, 15h19 - Publicado em 20 abr 2018, 19h07

Uma das fases da vida mais propícias para o aparecimento da depressão é a adolescência. De acordo com Rodrigo Machado Vieira, professor titular de psiquiatria da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, o cérebro juvenil é o mais vulnerável à depressão: 7 em cada 10 casos da doença ocorrem antes dos 24 anos.

A incapacidade de ver esperança no futuro é uma das maiores consequências da doença, e afeta aqueles que sofrem deste mal de maneira devastadora. “Depressão pra mim é uma coisa que está faltando e você nem sabe que está faltando”, afirma Lucas de Mello Rocha, de 28 anos, que sofre da doença. Para Clara Valentim, de 18 anos, é como se uma pessoa estivesse ao seu lado, dizendo para ficar em casa sem fazer nada e a impedindo de viver.

Nesta fase da vida, os jovens sentem as emoções de forma mais intensa. Eles vivem em uma constante montanha-russa e sofrem com a instabilidade no enfrentamento de desafios – tudo isso por conta de motivos biológicos. Algumas partes do cérebro ainda não estão totalmente formadas e agrupamentos de neurônios são mais ativos.

“Se eu pudesse dizer alguma coisa para as pessoas que estão vivendo isso é que, em algum momento, isso vai mudar”, afirma Antonia Penteado. A jovem de 16 anos alerta para que aqueles que sofrem de depressão procurem ajuda, seja na família, amigos ou médicos especialistas.

 

 

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.