O treinamento de força e seus benefícios para a saúde
As regras de isolamento social também transformaram a forma da população de manter a mente e corpo ativos
Possivelmente, corridas, caminhadas e passeios de bicicleta não são os exercícios mais recomendados em tempos de pandemia. Embora o exercício aeróbico já tenha sido visto como o melhor tipo de treino, atualmente o treino de força é bem mais valorizado pela ciência, e todos nós podemos fazer no conforto de nossas casas sem nenhum equipamento.
A ciência diz que força muscular do homem atinge o pico por volta dos 30 anos. Depois disso gradativamente a musculatura vai diminuindo, e em algumas pessoas, ela diminui tanto, que ações cotidianas se tornam desafiadoras, como levantar da cadeira ou subir escadas. O treinamento de força pode aumentar a expectativa de vida, reduzir o risco de câncer, de derrame; aumenta a capacidade cerebral e ainda queima calorias. Ter músculos mais fortes possivelmente diminui as chances de contrair doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
Há até evidências de que músculos treinados podem melhorar a memória e impedir o declínio cognitivo. É importante levar em consideração que o treinamento de força é importante em qualquer idade. Diretrizes de exercícios do Reino Unido declararam pela primeira vez que todos os adultos devem realizar atividades de fortalecimento muscular pelo menos dois dias por semana.