Você sabia que o Brasil já está testando vacinas contra a Covid-19?
A busca por uma vacina que funcione na prevenção do novo coronavírus se tornou uma corrida entre as principais instituições de pesquisa do mundo
Com um espírito mais de colaboração do que o de competição, cientistas do mundo inteiro colaboram entre si para agilizar os estudos da vacina contra a Covid-19. E o Brasil agora faz parte desta rede. Duas parcerias possibilitaram que testes de vacinas fossem feitos na população brasileira. Unifesp e Instituto D’Or realizam testes em São Paulo e no Rio de Janeiro em colaboração com a Universidade de Oxford, do Reino Unido. Já o Instituto Butantan é responsável por aplicar os testes de vacina da Sinovac, empresa biofarmacêutica chinesa.
Cerca de 14 mil brasileiros serão testados com as duas vacinas, 5 mil com a de Oxford e mais de 9 mil com a da Sinovac. Caso os testes se mostrem positivos, ou seja, se alguma das duas vacinas demonstrar que funciona, o Brasil, em ambos casos, terá o direito de adquirir a tecnologia de produção do composto. Os testes da vacina de Oxford começaram em junho e os da Sinovac começam a partir do dia 20 de julho. Com testes já realizados em animais e em humanos, o que se busca agora é comprovar que as vacinas geram uma resposta imune adequada.