Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Defesa de Lula critica vídeo de Moro: ‘Isso não é normal’

Juiz fez gravação para pedir aos apoiadores da Lava Jato que não façam manifestações em Curitiba no dia do interrogatório do ex-presidente

Por Da redação
Atualizado em 8 Maio 2017, 15h17 - Publicado em 7 Maio 2017, 21h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O advogado do ex-presidente Lula e da esposa Marisa Letícia, Cristiano Zanin, concede entrevista coletiva em São Paulo (SP) - 14/09/2016
    O advogado Cristiano Zanin Martins (Nacho Doce/Reuters)

    O advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin Martins, criticou neste domingo o juiz Sergio Moro por ter gravado um vídeo em que pede aos apoiadores da Lava Jato para não se manifestarem no dia do interrogatório de Lula, que ocorrerá nesta quarta-feira, dia 10 de maio. O advogado afirmou que a gravação demonstra a “imparcialidade” e a “motivação política” do juiz que conduz as ações da Operação na primeira instância, em Curitiba.

    Com o bombardeio de novas acusações nas últimas semanas — primeiro, as delações da Odebrecht, depois os depoimentos do empreiteiro Léo Pinheiro e do ex-diretor da Petrobras Renato Duque, Lula e sua defesa engrossaram a reação contra o juiz e os investigadores da Lava Jato.

    “O juiz Moro, que deveria ser imparcial, fala diretamente aos seus apoiadores. Isso não é normal em um sistema democrático. Em uma democracia, políticos têm apoiadores e oponentes. Juízes, não. Em uma democracia, juízes não transmitem vídeos para os seus apoiadores. Em uma democracia, juízes não procuram e tentam influenciar a opinião pública”, disse Zanin em vídeo publicado na sua página no Facebook.

    Na noite de sábado, Moro fez um apelo para que manifestantes favoráveis à Lava Jato não comparecessem a atos em frente à Justiça Federal de Curitiba. O motivo, segundo ele, seria para evitar conflitos, uma vez que movimentos pró-Lula organizaram carreatas para ir à capital paranaense. “Eu diria o seguinte: Esse apoio sempre foi importante. Mas nessa data ele não será necessário. Tudo que se quer evitar é uma espécie de confusão e conflito e acima de tudo não quero que ninguém se machuque. Por isso, a minha sugestão: Não venham. Não precisa. Deixa a Justiça fazer o seu trabalho. Tudo vai ocorrer com normalidade. E espero que todos compreendam”, disse o juiz em postagem feito na página da sua mulher no Facebook.

    Enquanto Sergio Moro frisa que o depoimento é um ato normal do processo, Lula planeja dar ao seu interrogatório ares de confronto político e, para isso, convocou as massas para ir a Curitiba.

    Confira na íntegra o vídeo do juiz Sergio Moro:

    Continua após a publicidade

    Confira na íntegra o vídeo do advogado Cristiano Zanin: 

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.