Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Justiça do Rio derruba lei que determinava a fixação de cartazes antiaborto

Decisão aponta vício de iniciativa e afronta à dignidade humana

Por Anita Prado Atualizado em 3 jul 2025, 16h39 - Publicado em 3 jul 2025, 16h31

A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu nesta quinta-feira, 3, a eficácia da lei municipal que obrigava a fixação de cartazes com mensagens contra o aborto em hospitais e clínicas da capital fluminense. A decisão atende a uma ação por inconstitucionalidade ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ).

A norma, proposta pelos vereadores Dr. Rogério Amorim (PL), Rosa Fernandes (PSD) e Márcio Santos (PV), determinava que unidades de saúde exibissem placas com frases como: “Você sabia que o nascituro é descartado como lixo hospitalar?”.

Para o Tribunal de Justiça, a lei ultrapassou a competência do município tanto na área da saúde quanto no campo da proteção à infância e juventude, regido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A decisão também aponta vício de iniciativa, já que a proposta deveria ter partido do Executivo — e não do Legislativo — por tratar da organização e funcionamento da administração pública.

Na decisão, divulgada em primeira mão pela jornalista Márcia Brasil, da TV Globo, e obtida por VEJA, a Justiça afirma haver “indicativo concreto” de que a norma fere a Constituição ao desrespeitar “princípios essenciais como o da dignidade humana e da proporcionalidade”. A sentença destaca ainda a violação à Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW), ratificada pelo Brasil por meio do Decreto 4.377, de 2002.

Segundo o Ministério Público, o conteúdo dos cartazes incute culpa e medo, em vez de orientar sobre os direitos das pacientes e os serviços públicos disponíveis. A legislação brasileira permite o aborto em três situações: estupro, risco à vida da gestante e anencefalia fetal.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.