Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Dúvidas Universais

Por Duda Teixeira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Os fatos internacionais que desafiam a lógica e o bom-senso explicados de maneira clara e atraente. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Por que os cubanos comem de pé nas ruas?

Costume é consequência do período em que os restaurantes com mesas tinham de pagar impostos mais altos

Por Duda Teixeira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 set 2018, 07h00 - Publicado em 30 set 2018, 07h00

“Comer parado”, é assim que os cubanos chamam o hábito de se alimentar de pé, nas ruas. A prática cresceu muito com um decreto governamental de 1995.

Com o fim da União Soviética, em 1991, Cuba deixou de receber ajuda financeira. A fome se abateu porque o governo não tinha como sustentar a população. O mercado paralelo de alimentos proliferou e era um dos mais lucrativos. Com isso, surgiram vários restaurantes pequenos e clandestinos, fora da alçada oficial.

Pessoas comem em pé em lanchonete de Cuba
Pessoas comem em pé em uma lanchonete localizada no município de Santa Clara, em Cuba – 18/12/2017 (Roberto Machado Noa/LightRocket/Getty Images)

Sem ter como resolver a questão, a ditadura comunista decidiu regularizar a situação. Os cidadãos, assim, foram autorizados a administrar os seus restaurantes.

Contudo, aqueles que quisessem colocar mesas para os clientes deveriam pagar um imposto maior.

Continua após a publicidade

A abertura também veio com várias outras regras. Os restaurantes só podiam funcionar na residência dos seus donos e não poderiam ter mais de doze cadeiras. Somente familiares poderiam trabalhar no estabelecimento.

O blog Dúvidas Universais virou livro no Kindle, da Amazon! Compre aqui  

O livro do blog Dúvidas Universais já chegou ao Kindle!
(Duda Teixeira/Divulgação)

Para os que vendessem comida sem mesas, tipo delivery, o imposto cobrado pela ditadura era menor. Foi essa, portanto, a saída para a maioria dos pequenos empreendedores. É por isso que muitos cubanos aprenderam a comer de pé.

Continua após a publicidade

Com Raúl Castro, que assumiu o regime após o irmão, Fidel Castro, as regras foram retiradas. Mas o hábito permaneceu. São poucos os que fazem questão de se alimentar sentados. Alguns dizem que isso é um gesto de “resistência cultural”.

Outra curiosidade é que o nome desses restaurantes — paladares — vem de uma novela brasileira. No início dos anos 1990, Vale Tudo, da Rede Globo, fez muito sucesso em Cuba.

Continua após a publicidade

Na trama, uma personagem interpretada por Regina Duarte começou a vender sanduíches em uma praia do Rio de Janeiro para sair da pobreza.

Como o negócio foi dando certo, ela inaugurou um restaurante chamado Paladar. Os cubanos ficaram deslumbrados com esse exemplo de empreendedorismo e tentaram copiá-lo.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.