A saia justa que Fernanda Torres vai enfrentar em 1º evento pelo Oscar
Atriz retorna aos Estados Unidos e fará parte de um painel estrelado no Festival de Santa Bárbara – o qual pode contar com a presença de Karla Sofía Gascón

Na Europa descansando com a família – com direito a uma passagem luxuosa pelo desfile da Chanel em Paris –, Fernanda Torres volta nesta semana aos Estados Unidos para começar a campanha do filme Ainda Estou Aqui rumo ao Oscar. A atriz brasileira foi selecionada para integrar o painel Virtuosos Award Honoring do Festival Internacional de Filmes de Santa Bárbara, que celebra as principais personalidades do cinema de cada ano. Na ocasião, Fernanda vai dividir o palco com outras celebridades: estarão no evento os também indicados ao Oscar deste ano Sebastian Stan (pelo filme O Aprendiz) Ariana Grande (Wicked) e Mikey Madison (Anora), além de Harris Dickinson (Babygirl), Clarence Maclin (Sing Sing), John Magaro (Setembro 5) e Selena Gomez (Emilia Pérez).
A torta de climão, contudo, está na indefinição sobre a presença de Karla Sofía Gascón, que foi anunciada pelo painel antes da onda de controvérsias que a derrubou na corrida pelo Oscar: a espanhola teve tuítes preconceituosos revelados, logo após dar uma alfinetada “na equipe de Fernanda Torres”, com quem disputa a categoria de melhor atriz – segundo a estrela de Emilia Pérez, pessoas ao redor da brasileira teriam dado início a uma campanha de ódio contra ela nas redes sociais.
De acordo com o site IndieWire, que deu a notícia da presença de Fernanda ao painel, a expectativa é que a Netflix opte por não expor mais Karla em eventos do tipo – a plataforma, porém, não respondeu sobre qual atitude deve tomar. Marcado para o sábado, dia 8, o painel, que será disponibilizado online, é considerado um passo relevante na busca por votos para o Oscar. No ano passado, uma das convidadas era Da’Vine Joy Randolph, que levou a estatueta de atriz coadjuvante.
No domingo, 9, o diretor de Ainda Estou Aqui, Walter Salles, também participará de um painel no mesmo festival, ao lado de outros indicados na categoria de melhor filme internacional no Oscar. São eles os diretores Gints Zilbalodis (Flow), Jacques Audiard (Emilia Pérez) e Mohammad Rasoulof (A Semente do Fruto Sagrado).
Ainda Estou Aqui no Oscar
O filme brasileiro conquistou um feito inédito ao ser a primeira produção nacional falada em português a conquistar uma indicação na categoria de melhor filme. No total, a produção estrelada por Fernanda Torres e Selton Mello soma três nomeações: além do prêmio principal da noite, o longa busca a vitória nas categorias de melhor filme internacional e melhor atriz, para Fernanda. Na trama da produção, ela interpreta Eunice Paiva, viúva do ex-deputado Rubens Paiva, morto nos porões da ditadura militar. Após o desaparecimento do marido, Eunice foi obrigada a se reinventar: ela voltou a estudar, se formou em direito e criou os cinco filhos. Ao longo da vida, não desistiu de buscar a verdade sobre o fim trágico de Rubens. A trajetória inspirou se único filho homem, Marcelo Rubens Paiva, a escrever o livro Ainda Estou Aqui, inspiração do filme de Walter Salles.