Oscar chega ao Pelourinho: como o prêmio fará parte do Carnaval baiano
Secretaria de Cultura da Bahia anunciou evento para atender foliões que torcem pelas vitórias de Fernanda Torres e 'Ainda Estou Aqui'

A cerimônia de entrega do Oscar neste domingo, 2 de março, é um evento ainda mais aguardado pelos brasileiros do que a própria semana de Carnaval, antecipação comprovada pelas dezenas de eventos de transmissão da noite organizados pelo país. Um deles porém, vai misturar o melhor dos dois mundos. Nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, a Secretaria de Cultura da Bahia anunciou que o Largo do Pelourinho — um dos circuitos oficiais do Carnaval de Salvador — terá sua própria exibição pública do prêmio.
Por hora, o circuito “Batatinha”, como se chama o que passa pelo Pelourinho, é o único dos três oficiais que tem a exibição confirmada. Marcado para começar às 21h e terminar à meia-noite, o Oscar 2025 será transmitido pelo streaming Max, pelo canal fechado TNT e pela TV Globo. A comoção nacional se deve às três indicações do longa brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. O drama concorre a melhor filme, melhor atriz principal e melhor filme estrangeiro.
Milhões de brasileiros esperam que Fernanda Torres saia vitoriosa e “vingue” a derrota da mãe, Fernanda Montenegro, em 1999 por Central do Brasil. Para tal, ela precisa derrotar Demi Moore, Mikey Madison, Cynthia Erivo e Karla Sofía Gascón. Outra fonte de esperança é a disputa internacional, na qual seu maior rival é o francês Emilia Pérez, cuja campanha foi manchada por posicionamentos preconceituosos de Gascón e múltiplas acusações de xenofobia.
A cerimônia do Oscar será comandada pelo comediante Conan O’Brien, conhecido pelo talk show que apresentou entre 1993 e 2009 e roteiros de humorísticos como Os Simpsons e Saturday Night Live.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial