Rejeição brasileira resulta em fracasso de bilheteria para ‘Emilia Pérez’
Polêmicas numerosas não foram o suficiente para despertar o interesse do público brasileiro no musical francês indicado ao Oscar

O musical francês Emilia Pérez chegou aos cinemas brasileiros na quinta-feira, 6 de fevereiro, mas não foi acolhido pelo público. Em seu primeiro final de semana em cartaz, o longa não conseguiu entrar no ranking das dez bilheterias mais rentáveis do país, amargando a 12ª posição, atrás de concorrentes seus no Oscar como Conclave e Ainda Estou Aqui, nenhum dos quais é lançamento da semana, e o filme de ação Covil de Ladrões 2, 11° colocado. O desempenho é aquém da trajetória do drama — que foi premiado no Festival de Cannes em maio de 2024 e se tornou o mais indicado ao Oscar 2025 —, mas reflete a rejeição nacional e continental que ganhou força após a divulgação dos indicados à premiação americana.
No primeiro momento, muitos brasileiros se opuseram ao filme por reconhecê-lo como maior ameaça a Ainda Estou Aqui no Oscar, por ser o único outro longa estrangeiro a figurar nas principais categorias da noite, além de possuir dez indicações a mais que o trabalho de Walter Salles. A mera rivalidade, porém, foi intensificada pelo crescente boicote do filme no México, onde muito nativos o consideraram desrespeitoso e reducionista pelo retrato do narcotráfico, a falta de pesquisa do diretor francês Jacques Audiard e a escolha de três atrizes de fora do país para protagonizar a história. Depois, o golpe final veio na forma de declarações preconceituosas da atriz espanhola Karla Sofía Gascón, primeira mulher trans indicada à melhor atriz, cujas antigas postagens na rede X, ex-Twitter, revelaram posicionamentos islamofóbicos. A crise de imagem se tornou indissociável do longa, e a campanha da distribuidora Paris Filmes tentou esquivá-la, pedindo que espectadores assistissem ao “filme mais polêmico do ano” e tirassem “suas próprias conclusões”. O apelo, porém, não foi suficiente.
Na primeira posição do ranking, continua o blockbuster americano Mufasa: O Rei Leão, que já arrecadou mais de 116 milhões de reais no país e 671 milhões de dólares pelo mundo. A segunda posição é de Ainda Estou Aqui, que passou de 4 milhões de espectadores no país, e o terceiro lugar ficou com o suspense Acompanhante Perfeita, única estreia da semana a entrar no top 3.
Confira a seguir o ranking com os dez filmes mais vistos nos cinemas no Brasil no fim de semana:
- Mufasa: O Rei Leão
- Ainda Estou Aqui
- Acompanhante Perfeita
- Sonic 3: O Filme
- O Auto da Compadecida 2
- Conclave
- O Homem do Saco
- Moana 2
- Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa
- Blindado
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial