Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O real motivo da alfinetada de Eduardo Cunha em Deltan Dallagnol

'Tchau, querido', publicou o algoz de Dilma Rousseff poucos minutos após a cassação do mandato do ex-procurador da Lava Jato

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 Maio 2023, 20h46

“Tchau, querido”, publicou o ex-deputado federal Eduardo Cunha na noite da última terça-feira, 16, poucos minutos após a cassação do mandato do deputado federal e ex-procurador da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol (Podemos-PR). O bordão do ex-presidente da Câmara — na versão feminina — ficou famoso à época do impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016.

Cunha, como se sabe, foi um dos principais alvos da Lava Jato, sendo condenado a 15 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A alfinetada em Deltan, no entanto, parece ter sido motivada por outros acontecimentos, mais recentes — envolvendo importantes aliados do Republicanos e a ministra do Turismo de Lula, Daniela Carneiro.

Foi Deltan Dallagnol o responsável pela notícia-crime, em fevereiro deste ano, a partir da qual o Ministério Público do Rio de Janeiro abriu uma investigação contra Daniela por supostas irregularidades em sua campanha eleitoral do ano passado. Segundo divulgado pelo portal Metrópoles, a campanha da agora ministra — ela foi a deputada federal mais votada do estado — teria feito uso de gráficas registradas em endereços diferentes daqueles declarados à Receita Federal. Nos locais indicados — e que teriam recebido mais de um milhão de reais em recursos eleitorais — foram encontrados pela reportagem um coworking e um frigorífico.

O ex-deputado federal Eduardo Cunha (PTB), com o ex-prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho (União): jogo de intrigas
O ex-deputado federal Eduardo Cunha (PTB), com o ex-prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho (União): jogo de intrigas (\/Reprodução)
Continua após a publicidade

Desde que voltou à política — ele chegou a concorrer a uma vaga como deputado federal por São Paulo em 2022 –, Cunha tem estreitado os laços com lideranças do Republicanos, entre eles o presidente da sigla, Marcos Pereira. É Cunha, também, quem articula para que personagens do União Brasil migrem para a legenda. Entre eles, está a ministra do Turismo de Lula.

O racha no União começou quando a atual direção passou a disputar espaço com Wagner Carneiro, ex-prefeito de Belford Roxo e marido de Daniela, que comandava o diretório do Rio de Janeiro. Conhecido como Waguinho, ele é uma das principais lideranças da Baixada Fluminense e emplacou a mulher no governo federal ao apoiar a candidatura de Lula, no ano passado, em uma região fortemente bolsonarista. Tida como uma nomeação pessoal do próprio petista, a mulher do prefeito não fatiou a pasta a seus pares e, em represália, de um dia para o outro, Waguinho perdeu a senha para acessar os recursos do fundo partidário.

https://twitter.com/DepEduardoCunha/status/1658621519709233153?s=20

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.