Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

A conversa de Fachin, Lira e Pacheco sobre o novo ataque de Bolsonaro

Saiba os bastidores do que queria o ministro do TSE com os presidentes da Câmara e do Senado e o que eles (não) entregaram...

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 jul 2022, 11h55 - Publicado em 19 jul 2022, 11h18

Após as novas mentiras de Jair Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas – contadas agora para embaixadores de diversos países -, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, conversou com Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, os líderes do Congresso Nacional.

Assim como em abril, quando o presidente da República fez outros ataques ao sistema eleitoral, o magistrado tentava, ao conversar com eles nesta segunda, 18, uma resposta institucional da democracia brasileira contra os arroubos do mandatário.

Fachin conseguiu, em parte, o seu objetivo.

Lira, o presidente da Câmara e aliado de todas as horas de Jair Bolsonaro, se calou, e não esteve à altura do cargo que ocupa. Silenciar em um momento grave como este é o mesmo que avalizar o comportamento antidemocrático do presidente da República.

É tão grave que, além de não repudiar a vergonha internacional que Bolsonaro fez o país passar, o presidente da Câmara falava ontem, no twitter, sobre o apoio do prefeito de Arapiraca ao seu candidato para o governo de Alagoas. Pode?

Continua após a publicidade

Imaginem como Ulysses Guimarães, que já sentou na mesma cadeira de Lira, reagiria?

Pacheco, o presidente do Senado, afirmou em nota que a “segurança das urnas eletrônicas e a lisura do processo eleitoral não podem mais ser colocadas em dúvida” e que “questões superadas não mais admitem discussão”.

Disse bem, mas o presidente do Senado aproveitou para usar todo o mineirês político que lhe é peculiar, fazendo – antes – a ponderação de que “uma democracia forte se faz com respeito ao contraditório e à divergência, independentemente do tema”.

Continua após a publicidade

Não era hora disso, nem de somente soltar nota de repúdio.

O país está cansado dos ataques de Jair Bolsonaro à Constituição.

“Basta!”, como bem disse o ministro Fachin.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.