O que é a cocaína rosa, substância encontrada no corpo de Liam Payne
Relatório toxicológico preliminar feito encontrou uma série de substâncias no organismo do cantor, entre elas a droga de tonalidade rosada
Uma autópsia preliminar realizada no corpo do cantor Liam Payne, morto na quarta-feira, 16, aos 31 anos, revelou que o ex-membro do One Direction ingeriu uma série de substâncias antes de cair do terceiro andar do hotel em que estava hospedado, na Argentina. Segundo o laudo divulgado pela ABC News, uma das substâncias encontradas no organismo de Liam é a chamada “cocaína rosa”.
Apesar de ter recebido esse nome pela textura em pó e coloração pink, a cocaína rosa não tem cocaína em sua composição. Segundo o National Poison Center, da Universidade George Washington, a substância é um coquetel em pó composto por drogas como ecstasy, cetamina, cafeína e um psicodélico conhecido como 2-CB. “A cor rosa é devido à adição de corante alimentício e, às vezes, aroma de morango ou outro sabor”, explica a organização.
Quais são os efeitos da cocaína rosa?
Segundo o órgão, a substância pode causar uma variedade grande de efeitos, a depender do que exatamente ela é composta e da quantidade usada. Na maioria das vezes, no entanto, a cocaína rosa cria uma sensação de sociabilidade e euforia, com efeitos adversos como alucinações, ansiedade, temperatura corporal elevada, aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, baixos níveis de sódio, náusea e vômito e, mais raramente, convulsões e coma.
Quem foi Liam Payne?
Nascido em 29 de agosto de 1993 em Wolverhampton, no Reino Unido, Payne ficou famoso na adolescência em 2010, após entrar no reality show musical The X Factor, programa em que foi selecionado pelos jurados para formar a boy band One Direction, junto com Harry Styles, Niall Horan, Louis Tomlinson e Zayn Malik — e se tornou um dos maiores grupos musicais do final da década de 2010 até 2016, quando a boyband se separou e todos seguiram carreiras solo. Entre os hits da banda estavam o single de estreia What Makes You Beautiful e outras músicas como You and I, Story of My Life, Night Changes e Live While We’re Young.
Filho de Geoff e Karen Payne, Liam pretendia ser corredor, mas começou a se interessar pelo canto na escola. Aos 12 anos, começou a fazer um curso de artes cênicas, depois começou a praticar canto, piano, violão e guitarra. Em 2016, aos 24 anos, ele assumiu namoro com a cantora Cheryl Cole, com quem teve um filho em 2017, chamado Bear — no ano seguinte, o casal se separou.
Após o fim do One Direction em 2016, Liam lançou o seu primeiro single a solo, Strip That Down, em maio de 2017, e seu primeiro disco solo, LP1, foi lançado em 2019. Em 2021, Liam Payne se apresentou em uma festa de 15 anos em Goiânia, no aniversário da filha de um fazendeiro. Em 2023, ele se apresentaria no Brasil no festival The Town, mas cancelou a apresentação — e sua agenda em outros países da América do Sul, após sofrer de uma infecção renal e acabou substituído por Joss Stone.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial