Mais de 3/4 dos pequenos negócios não se adequaram à LGPD, aponta Sebrae
Pesquisa revelou que apenas 5% dos empreendedores sabem muito sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, sancionada em 2018

Sancionada em 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor de maneira escalonada, no final daquele ano, em 2020 e em 2021. Mas ainda é pouco conhecida por empreendedores, segundo a pesquisa Maturidade em Privacidade nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae.
O levantamento apontou que, embora 80% dos empreendedores tenham ouvido falar da LGPD, apenas 5% sabem muito a respeito dela e 77% ainda não tomaram providência para adequar seu negócio à legislação.
A pesquisa revelou ainda que 52% dos empresários ainda não sabem medir o impacto de um incidente de segurança cibernética e têm pouca experiência em tratar dados sensíveis.
O Sebrae oferece capacitações e consultorias especializadas para dar o suporte necessário em conformidade com a LGPD — veja aqui.
Estar adequado à lei de proteção de dados pode evitar a possibilidade de receber multas e sanções da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, órgão que regulamenta e fiscaliza o cumprimento das suas regras.