Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Real Estate

Por Renata Firpo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Grandes negócios e tendências do mercado imobiliário. Renata Firpo é publicitária, consultora imobiliária e advogada pós-graduada em Direito imobiliário
Continua após publicidade

A receita que une o mercado imobiliário e grandes grifes da gastronomia

Restaurantes estrelados representam a mais nova atração de condomínios de luxo

Por Renata Firpo
3 out 2024, 11h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A nova receita do mercado imobiliário de alto padrão tem um sabor gourmet, literalmente. Pensando em oferecer serviços exclusivos e comodidade aos seus futuros moradores, algumas incorporadoras passaaram a se associar a grandes nomes da gastronomia para que eles operem seus restaurantes nas dependências dos empreendimentos residenciais. Sem duvidas, é um grande ativo de luxo ter no térreo do seu prédio o cardápio assinado por grandes nomes como Gero Fasano ou Charlô Whately.

    Essa onda é fruto de uma combinação de fatores que levaram alguns empreendimentos residenciais a seguirem esse caminho. Um desses fatores é a chamada Fachada Ativa, que é um incentivo na Lei de Zoneamento e Plano Diretor de São Paulo. Ela corresponde à ocupação de uma parte da extensão horizontal da fachada do edifício com acesso direto à via publica para ser ocupada para fins não residenciais, sempre tendo entrada independente para o acesso dos condôminos. Em geral, esses espaços são usados para lojas e serviços de diversas naturezas, entre elas, restaurantes. A adoção da fachada ativa é opcional, mas uma vez optando pelo seu uso, a construtora deve seguir uma série de regras para encaixar o projeto da forma e dentro dos limites permitidos. Em contrapartida, tem direito ao benefício, que é um desconto no IPTU.

    Outro fator que facilitou a incorporação da gastronomia aos empreendimentos foi a chegada de projetos mistos às cidades, com unidades residenciais e unidades de hotelaria. Com a circulação de hóspedes nesses espaços, cria-se uma demanda maior para bons restaurantes. Os clientes ficam satisfeitos quando se oferece a eles a comodidade de uma gastronomia estrelada dentro do hotel.

    A capital paulista trás alguns exemplos desse movimento. O mais recente é o Praça Henrique Monteiro, na rua que leva o mesmo nome, no bairro de Pinheiros. Quem acreditou nesse casamento entre morar e comer bem foi a Incorporadora Stan e o restaurateur Charlô Whately, que ali montou seu novo restaurante, inaugurado em abril, além de uma boulangerie para atender os moradores e hóspedes do moderníssimo hotel Pulso. Esse mix de serviços foi criado sob medida para os novos moradores do prédio, recém-entregue, que moram em apartamentos de 230 metros quadrados, cotados a valore de aproximadamente 8 milhões de reais.

    Próximo ao Praça Henrique Monteiro está o Fasano Residencial, no descolado bairro do Itaim Bibi, projeto que teve suas obras concluídas no meio do ano passado pela Even. Claro que o empreendimento abrigaria o renomado restaurante que tem seus pratos assinados pelo chef Luca Gozzani. Além do hotel, do famoso restaurante e de um bar disputadíssimo no rooftop, o projeto abriga a torre residencial de 40 andares com apartamentos de 280 metros quadrados com valores médios de 18 milhões de reais.

    Continua após a publicidade

    Já no bairro da Bela Vista, próximo à Avenida Paulista, o complexo Cidade Matarazzo foi inaugurado em 2022 não só com um restaurante, mas com três, além de um bar e diversos diferenciais que atendem os hóspedes do luxuoso hotel Rosewood e dos condôminos das unidades da torre residencial que foi a única construída em meio ao prédio tombado que antes era o antigo Hospital e Maternidade Matarazzo. As residências do Cidade Matarazzo variam de 100 a 600 metros quadrados e tem valores diversos, a começar por 5 milhões de reais.

    Ao que tudo indica, acompanhando o constante movimento dos restaurantes, essa nova aposta do mercado imobiliário de luxo foi bem acertada e a cidade agradece a chegada de novos  empreendimetos de qualidade que só reforçam o lugar cativo da capital paulista como um  grande destino gastronômico.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.