Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

O projeto que promete sacudir o agenciamento de atores no país

Proposta de Lei 2676/2025 visa a regular a profissão de agentes artísticos, sob autoria da deputada Jandira Feghali, incluindo a área musical

Por Mafê Firpo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 17 jun 2025, 20h45 - Publicado em 17 jun 2025, 07h00

Jandira Feghali (PCdoB) apresenta na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2676/2025 (PL) que visa a  regular o exercício da profissão de agente artístico, considerado o profissional intermediário e representante dos interesses de “artistas criativos, autores e diretores, e personalidades de visibilidade pública, celebridades, no mercado de trabalho”. A ideia promete dar um verdadeiro sacode no mercado cultural, já que muitos agentes trabalham sem obedecer qualquer regra ou seguir limites éticos de boa conduta.

O documento afirma que, para ser um profissional desta área, é necessário ter mais do que dezoito anos e ter diploma de graduação ou pós-graduação em Administração, Artes Cênicas, Cinema, Comunicação, Contabilidade, Direito, Economia, Marketing, Psicologia ou Sociologia. Seria preciso também possuir certificado de conclusão de curso técnico e profissional de agenciamento artístico, além de comprovar que já exercia a profissão anteriormente e atestar conhecimento notório na atividade.

Segundo o documento do projeto ao qual a coluna GENTE teve acesso, um agente artístico tem a função de “desempenhar a atividade de gerenciamento e planejamento estratégico de carreira, realizar a gestão da carreira do artista, criar um relacionamento com o mercado e manter relacionamento com agências de comunicação e publicidade em geral”. Para obter o certificado de curso técnico, as aulas devem ter ao todo 360 horas e deverão abordar conhecimentos teóricos e práticos, como negociação de contratos e conhecimentos jurídicos, financeiros e de marketing.

Nomes de peso do mercado de agenciamento artístico, como Mario Canivello e Fernanda Ribas, lideram junto à deputada pela iniciativa pela profissionalização da profissão. O primeiro é responsável pela carreira de Chico Buarque, Andrea Beltrão, Claudia Abreu, Marieta Severo, e mais; a segunda tem em seu casting Betty Faria, Drica Moraes, Luisa Arraes, Maitê Proença, Wagner Moura etc. O projeto também conta com empresários como Zeca Vitorino, Lúcia Colucci, Diego Senra, Átila Migliari, Christiano Nascimento, entre outros. Há, inclusive, a discussão por um sindicato dos agentes.

De acordo com Jandira, aprovar a PL é essencial, já que a atividade artística é um dos pilares para a preservação da cultura nacional. “No âmbito profissional, os talentos, artistas e demais personalidades com expressão pública frequentemente encontram barreiras para acessar oportunidades, gerenciar suas carreiras de forma estratégica e garantir seus direitos, de modo a obterem visibilidade para seu trabalho e viverem de forma digna e valorizada”, diz a deputada federal. A proposta está em votação no site da Câmara dos Deputados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.