O que há de novidade no mundo fitness para a estação dos corpos à mostra
VERÃO 50º: Especialistas explicam como se praticam o Hyrox, Infinity Bands, BT Combine e Hidro Turb

Não há estação mais propícia para o uso de poucas roupas. As altas temperaturas são um convite para praia e atividades ao ar livre. Na luta diária para se manter o shape, várias academias apostam em modalidades curiosas a fim de agradar até o mais ressabiado dos “atletas de final de semana”. Dentre as novidades do mundo fitness, há as modalidades Hyrox, Infinity Bands, BT Combine e Hidro Turbo. Confira cada uma delas.
O Hyrox, é um fenômeno global recente, criado na Alemanha em 2017. A aula intercala corridas de 1 quilômetro com oito diferentes estações de exercícios funcionais, totalizando 8 quilômetros de corrida. Os desafios incluem atividades como remo, empurrar e puxar trenós, burpees saltados, e lançamentos de bola, testando a resistência, força e agilidade dos participantes. A modalidade ainda se destaca por sua acessibilidade, oferecendo categorias para diferentes faixas etárias e níveis de habilidade.
“O Hyrox não é apenas uma competição; é uma revolução no mundo fitness. Com mistura única de corrida e exercícios funcionais, proporciona teste definitivo de capacidade física em ambiente que celebra a diversidade e a inclusão”, explica Dudu Netto, diretor técnico da Bodytech, em conversa com a coluna GENTE.
Voltada para aos adolescentes de 12 a 15 anos, o BT Combine, é um programa de treino físico completo e inovador, que combina core, agilidade, mobilidade e funcional, especialmente desenvolvido para adolescentes. Essa atividade de 45 minutos foi criada para desenvolver as qualidades físicas essenciais, incluindo equilíbrio, força, coordenação, velocidade, agilidade, tempo de reação, mobilidade, flexibilidade e potência. A ideia é um treino em formato de jogo, onde o participante encara cada sessão como uma fase ou missão.
Já o Infinity Bands se trata de uma faixa elástica feita em tecido, lavável, multifuncional, que possui durabilidade maior que uma faixa elástica tradicional. A metodologia visa a um trabalho multidisciplinar: força, respiração, consciência corporal, mobilidade, articulação, flexibilidade e estabilidade. “A aula é dinâmica, cheia de possibilidades e que proporciona ao praticante consciência corporal, controle e força. Além disso, é uma aula desafiadora”, afirma a professora de educação física Andreia Monteiro.
Por último, a aula de Hidro Turbo consiste em usar equipamentos queridinhos da área terrestre, como caixa de salto, jump, Kettlebell e tubos. Só que tudo dentro d’água. A ideia é que esta atividade atraia não só idosos, como de costume nas aulas de hidro, mas também jovens acostumados a usar equipamentos nos treinos funcionais. Outros benefícios que a Hidro Turbo proporciona é a redução no impacto e maior segurança para o aluno, já que os exercícios são feitos na água.
A rede Bodytech oferece essas modalidades em várias das 92 unidades pelo Brasil. As quatro novas modalidades são novidade para a estação, a fim de atender a diversos públicos, desde adolescentes até adultos e idosos, com foco em diferentes capacidades físicas.