Os responsáveis pela boa gastronomia de camarotes da Marquês de Sapucaí
À coluna GENTE, chefs adiantam o cardápio dos espaços privilegiados no Sambódromo

Enquanto acompanha os desfiles das escolas de samba na Avenida, parte do público desfruta de privilégios nos concorridos camarotes da Marquês de Sapucaí. Além de shows particulares e serviços especiais, como maquiagem e área de spa, o espaço oferece bufês com chefs renomados no mundo da gastronomia. Alguns deles adiantam para a coluna GENTE o cardápio que promete enriquecer a experiência carnavalesca.
Rafa Gomes – Conhecido nacionalmente ao vencer o MasterChef Brasil profissional, o chef dos restaurantes Tiara, Tin Tin e Itacoa, fará sua estreia na folia como responsável pelo menu do Camarote Camisa 10, com operação do Rappanui Gastronomia. No cardápio, o destaque será a paellera gigante, oferecendo arroz variado todas as noites. “A magia do Carnaval é única. Desde criança, sempre amei assistir aos desfiles e ver no rosto dos foliões a alegria e felicidade que transmitem”, celebra Gomes, ansioso com o desafio. “Me sinto pronto para enfrentá-lo”.
Rappanui Gastronomia – Veterana no Carnaval do Rio, a chef Margareth Rocha assinará, pelo terceiro ano consecutivo o cardápio e operação gastronômica do camarote da Portela. No menu, os foliões poderão saborear saladas e risotos, além dos clássicos hambúrgueres autorais, hot dogs goumert, batatas e pizzas de fermentação natural. “O Carnaval é uma demanda muito grande e pontuada. O bufê precisa produzir muito, e daí começa toda a logística de produção e armazenamento, entre o que já pode ser feito, e pode ser congelado e o que precisa ser fresco… Precisamos organizar tudo, para que nos dias de festa possamos apresentar nossos itens com a qualidade impecável. Porque além do preparo, a questão do armazenamento é ainda mais importante e crucial para uma boa apresentação. Até porque precisamos seguir à risca as regras de fiscalização da vigilância sanitária, mas graças a Deus, todos os anos recebemos estrelinha”, conta.
Andressa Cabral – Outra estreante na Sapucaí, a chef assume a curadoria gastronômica do camarote Folia Tropical, comandando o menu temático “Das nossas raízes, renasceremos!”. No cardápio, um picadinho preparado na cerveja, picanha suína na cachaça, nhoque de aipim com manteiga de garrafa, moqueca de caju com castanha e um peixe feito com dendê, leite de coco e camarões. “Quis trazer um menu que bebe da ancestralidade afroindígena brasileira, explorando ingredientes e preparações de um jeito que as pessoas nem sempre estão acostumadas a ver. É uma gastronomia leve, divertida e cheia de sabor, perfeita para uma noite de Carnaval”, destaca.
Tassi Lage – Completando sete anos na Sapucaí, a chef será mais uma vez responsável pelo bufê do Camarote Allegria. Mesmo veterana, ela não descarta o frio na barriga típico de um evento de um grande porte. “É uma responsabilidade muito grande, mas agora a gente também faz isso com o pé nas costas. Já faz parte da nossa vida o carnaval. A gente não consegue nem se imaginar sem ele. Tipo a Paolla [Oliveira], só que da panela”, brinca. No espaço, o público poderá saborear delícias como picadinho carioca com arroz maluco e banana frita; camarão thay ao molho de abacaxi com coco, arroz branco e farofinha Lagosta ao termidor; picanha suina ao molho barbecue e batata noisetto; bobó vegano de palmito, arroz branco e farofinha; e uma massa caccio e pepe ao Alfredo finalizado no maxi grana padano.