Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cinema no Prato

Restaurantes reproduzem culinária vista em filmes a exemplo do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, que coloca a gastronomia como protagonista em suas obras

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 abr 2022, 20h25 - Publicado em 4 abr 2022, 18h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O cinema vai muito além de puro entretenimento. Tem o poder de influenciar comportamentos, mudar opiniões e é inesgotável fonte de inspiração para diversas áreas como a gastronomia. Existem inúmeros filmes em que a comida é protagonista ou ajuda a embalar enredos, e saem das telas para inspirar chefs a elaborar pratos criativos e muito saborosos. Caso, por exemplo, dos filmes de Pedro Almodóvar, que muitas vezes traz a comida como centro de acontecimentos importantes em praticamente todos seus filmes. Quem não se lembra de Pepa, personagem da atriz Carmem Maura em “Mulheres à beira de um ataque de nervos” (1988), enumerando ingredientes para fazer um gaspacho – espécie de sopa fria popular na Espanha – enquanto as pessoas que estavam em sua sala desmaiavam por um tranquilizante colocado no prato? Ou Raimunda, de Penélope Cruz, preparando um pisto manchego – fritada de legumes e verduras – também tradicional no país europeu, em cena de “Volver” (2006)?

    Segundo o próprio cineasta, a comida é fundamental em sua obra pois representa a família, a união e a sensualidade. “Comer é um ato de prazer”, ele diz. Agora, volta à cena, com o já bem-sucedido “Mães Paralelas”, na Netflix, e volta a inspirar chefs como Fred Avellar, que criou um menu especial totalmente inspirado no cineasta espanhol em seu Cozinha do Fred, em São Paulo. “Eu também sou cineasta, e assim como o cinema leva prazer às pessoas, a comida também tem essa função. Só que de formas diferentes”, diz o chef, que também tem formação em cinema e após trabalhar em grandes estúdios, trocou as telas pelas panelas durante a pandemia da Covid-19. “Almodóvar é meu ídolo. E resolvi criar esse cardápio porque a comida é muito presente não como simples elemento, mas se confunde aos personagens, exerce protagonismo nas cenas. Faz parte da narrativa”, conta Fred, que estudou na Le Cordon Bleu de Madrid e trouxe na bagagem a influência da cozinha espanhola mediterrânea. Entre outras delícias, o menu de Avellar traz o gaspacho de “Mulheres à beira de um ataque de nervos” e a torta de laranja com amêndoas, sobremesa que faz referência ao longa “Maus Hábitos” (1983).

    Outros restaurantes também seguem a tendência de inspiração no cinema. Em Blumenau, o italiano Macarronada Bonassoli criou um prato inspirado no filme A Dama e o Vagabundo” (1955). Trata-se do espaguete que marca a cena mais romântica entre os dois cachorros, Lady e Vagabundo. É o prato mais pedido do cardápio. Já o Bistrot Venuto, em São Paulo, do chef Stefano Bignotti, colocou em seu menu o Steak Tartar, filé bovino picado na ponta da faca, mostarda e mix de folhas ou fritas e a sobremesa Profiteroles, de chocolate servido com sorvete de baunilha, do filme “Meia Noite em Paris” (2011), de Woody Allen.

    Entre os pequenos prazeres da encantadora personagem Amelie Poulain, está quebrar a camada de caramelo do creme brûlée, que comia no café onde trabalhava. O chef Sergio França, do Des Cucina, em São Paulo, lançou uma versão do doce, inspirado no filme: um creme brûlée de doce de leite, com um toque brasileiro. Como diz uma frase popular, a culinária é como o cinema: o que conta é a emoção.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.