Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Com nova fábrica, cervejaria santista quer atrair gente para as artesanais

A Everbrew, conhecida pelas IPAs frescas e ultralupuladas, lança novos rótulos mais acessíveis para o público

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 jun 2022, 18h17 - Publicado em 18 fev 2022, 07h30

O mercado da cerveja artesanal brasileiro é conhecido pela união tanto entre as empresas quanto entre marcas e consumidores. Criou-se um ambiente de fidelidade em que os entusiastas de IPAs, stouts e diversas outras variedades buscam cada novidade com dedicação. Viram verdadeiros fãs de algumas cervejarias e atuam como grandes divulgadores dos rótulos entre os amigos.

Foi apostando nesse sentimento que a cervejaria Everbrew, de Santos (SP), decidiu convocar seus clientes para uma campanha de financiamento coletivo, em maio do ano passado. O objetivo principal era captar recursos suficientes para viabilizar a inauguração da fábrica própria, no próprio município. “Era um sonho antigo, que existia desde 2016”, afirma Renê Santos, um dos fundadores da Everbrew. “Mas optamos por construir primeiro a nossa marca e a nossa rede de distribuição.” A estratégia deu certo. A cervejaria ficou conhecida pelas IPAs frescas e ultralupuladas, e quando a campanha entrou no ar, a procura foi grande.

O investimento total para colocar a fábrica de pé foi de cerca de R$ 4 milhões, e 25% do total veio da campanha. Foram criadas cotas com diferentes valores, e os participantes recebiam “evercoins”, um tipo de moeda virtual que pode ser trocada por produtos da cervejaria, à medida que eles forem lançados. Além disso, a cervejaria criou um clube fechado para quem investiu, e ele dá acesso a eventos e lançamentos únicos. 

A fábrica está funcionando desde o finalzinho de dezembro de 2021. Toda a produção, antes feita de forma cigana (quando a cervejaria usa a estrutura de outra empresa para fabricar seus rótulos), agora é local. A capacidade é de 35 a 40 mil litros por mês, dependendo do tipo de cerveja. Algumas exigem um tempo de fermentação maior, enquanto outras ficam prontas para o envase mais rapidamente.

A nova fábrica, no Mercado Municipal de Santos, tem capacidade de produção de 35 a 40 mil litros mensais
A nova fábrica, no Mercado Municipal de Santos, tem capacidade de produção de 35 a 40 mil litros mensais (Everbrew/Divulgação)
Continua após a publicidade

Com a maior capacidade de produção, lança também uma nova linha de rótulos fixos e preço mais acessível chamada Evertreze. São quatro opções: witbier, session ipa, sour (feita com frutas vermelhas) e pilsen. O objetivo é alcançar uma parcela do mercado ainda pouco inserida no segmento das cervejas especiais. “O público brasileiro de artesanais ainda é pequeno. Em termos de litragem, é de cerca de 2%. Nos Estados Unidos, por exemplo, essa parcela chega a 15% do mercado”, diz Renê. “Queremos que as pessoas tenham acesso a uma cerveja boa, com preço legal. E assim vamos ajudando a expandir esse mercado”.

Instalada dentro do Mercado Municipal de Santos, uma estrutura bastante tradicional, mas atualmente degradada, da cidade, a fábrica da Everbrew será o principal pilar de um projeto de revitalização. A partir do meio do ano, a prefeitura da cidade vai colocar em prática um programa que prevê a instalação de restaurantes, café, varanda, espaço para exposições e 36 boxes, entre temperos, bebidas, peixarias, açougues e hortifrúti. “É um espaço que tem um vínculo gigantesco com a cidade, assim como a cervejaria, e queremos fazer parte disso”, conta Renê.

Além da fábrica, a Everbrew tem um brewpub na cidade, inaugurado em 2018. Lá, mantém 14 torneiras de chope, além de opções de comidinhas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.