Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Confira modelos para montar o currículo ideal

Especialistas ressaltam que um CV simples e objetivo, mas completo, é o “cartão de visita” ideal de qualquer profissional de sucesso

Por Leticia Fuentes 14 jan 2018, 12h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Montar um currículo não é tarefa fácil, especialmente quando se está procurando o primeiro emprego ou tentando uma oportunidade com salário um pouco maior do que o atual. Abreviado muitas vezes como CV (sigla para curriculum vitae), o famoso histórico profissional acaba sendo um dos momentos de maior dúvida para os candidatos, principalmente no que diz respeito ao que deve ou não ser registrado no documento. Porém, segundo especialistas, é ali que o processo seletivo começa. Essa primeira etapa pode ser definitiva na conquista da vaga almejada e, por isso, merece toda a atenção do candidato.

    “O currículo é o ‘cartão de visita’ de qualquer profissional”, resume Renato Trindade, gerente da Page Personnel, consultoria especializada em cargos de nível técnico e suporte à gestão. “É o primeiro contato e a primeira impressão do empregador. Por isso, é importante que ele passe com clareza as competências técnicas e as conquistas do candidato. Português impecável e organização também são imprescindíveis.”

    O truque, de acordo com o especialista, é colocar ali exemplos concretos de suas habilidades. Não é necessário, por exemplo, reservar um espaço para descrever qualidades como “organizado” e “comunicativo” – mas vale registrar experiências anteriores que demonstrem essas habilidades mesmo que implicitamente. “Hoje em dia, as questões comportamentais também são muito importantes. Vale trazer isso para as entrevistas pessoais, utilizando exemplos de cargos ou atividades exercidas que exemplifiquem essas qualidades”, explica Trindade.

    Deixar para aprofundar-se nas qualidades na hora da entrevista ajuda, também, a economizar espaço no currículo. Segundo o gerente da consultoria, é importante que o documento seja conciso. “Normalmente, a pessoa que seleciona os candidatos se depara com mais de 1.000 currículos. Às vezes, ela tem apenas 30 segundos para ler cada um. Por isso, é importante que [o currículo] seja completo, mas objetivo.” No geral, não é recomendado que o documento ultrapasse duas páginas.

    Visual

    A parte gráfica do currículo, de acordo com o especialista, depende da área para a qual o candidato está aplicando. “No caso de design ou publicidade e propaganda, é possível investir em um currículo mais criativo e elaborado graficamente, porque a área pede isso. Mas, se não for o caso, é melhor fazer um currículo sóbrio, dando destaque apenas para as funções principais e adicionando uma breve descrição de cada cargo”, explica. A saída mais segura é optar por cores sérias, como preto e azul escuro, e fontes simples.

    Trindade também afirma que é indispensável que o candidato apresente suas informações pessoais logo no topo da primeira página. “Nome, bairro ou endereço completo, idade e estado civil são as informações principais”, diz. Não é preciso adicionar foto do rosto, como alguns modelos indicam, mas é imprescindível deixar contatos – telefone, e-mail e, se o candidato quiser, até redes sociais. Segundo o especialista, perfis no LinkedIn e outras páginas virtuais também podem ajudar os selecionadores a saber mais sobre o candidato, mas é importante mantê-los sempre atualizados. “Inclusive, o LinkedIn já oferece um modelo de currículo com base nas informações oferecidas pelo usuário”, lembra Trindade.

    Continua após a publicidade

    Experiência

    Depois das informações pessoais, devem vir detalhes sobre a formação do candidato, como faculdade, cursos, formações técnicas e outros, sempre informando o nome da instituição, curso e data de conclusão. Se a capacitação em questão ainda não tiver sido concluída, o candidato deve incluir o mês e ano esperado para a conclusão.

    O gerente da consultora também ressalta que o histórico profissional do candidato deve ser organizado em ordem cronológica, da atividade ou emprego mais recente para o mais antigo. Isso significa que, no sentido de leitura, a última ocupação deve aparecer antes das primeiras.

    Se o candidato não possuir muita experiência, como é o caso de pessoas que procuram o primeiro emprego, Trindade recomenda que ele aposte em valorizar a formação educacional. “Vale mencionar cursos, trabalhos desenvolvidos durante a faculdade, palestras das quais participou, envolvimento com empresa júnior. Além disso, também vale investir nos objetivos, detalhando o que tem para oferecer à empresa, como pretende contribuir e quais são suas competências”, sugere.

    Também é importante incluir no currículo o salário atual e a pretensão salarial para a vaga que está concorrendo, diz Trindade. “Para a empresa, ajuda na seleção, porque ‘filtra’ candidatos cuja expectativa ela sabe que não corresponde ao salário que será oferecido. Mas se a pessoa estiver aberta a ofertas e negociações, ela pode deixar isso indicado no currículo.” Porém, o especialista ressalta que é preciso se manter realista – no cenário econômico brasileiro atual, é quase certo que as empresas não vão contratar cargos com salários supervalorizados. A dica é colocar a expectativa igual ou próxima ao salário atual.

    Continua após a publicidade

    Baixe os modelos de currículo fornecidos pelas consultoras Michael Page e Page Personnel:

     

    Modelo de CV mp-2018
    Modelo de CV mp-2018 (//Reprodução)

     

    Modelo de CV pp 2018
    Modelo de CV pp 2018 (//Reprodução)

     

     

    Fazer download do modelo 1

    Continua após a publicidade

    Fazer download do modelo 2

     

     

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.