Hunyuan Turbo S da Tencent: o DeepSeek já tem concorrente
Gigante chinesa anunciou lançamento de nova ferramenta de inteligência artificial que afirma dar respostas instantâneas e ser mais rápida que antecessores

A gigante de games e tecnologia Tencent é a mais nova chinesa a entrar na guerra nacional e global da inteligência artificial: a companhia anunciou na semana passada o lançamento do Hunyuan Turbo S, a sua plataforma de IA responsiva. O grande diferencial do mais novo competidor, de acordo com sua criadora, é que ele pode gerar respostas em segundos e é mais rápido que todos os seus antecessores.
“Diferentemente do DeepSeek R1 e o Hunyuan T1, que são baseados em um ‘pensamento lento’ e demandam alguns instantes antes de responder, o Hunyuan Turbo S permite respostas instantâneas”, garantiu em seu comunicado a dona do WeChat, o mais popular aplicativo de conversas da China. O aplicativo está disponível em fase de testes para programadores e empreendedores nas plataformas da Tencent.
A nova versão da IA da Tencent chega ao fim de um mês agitado, desde que outra chinesa, a startup DeepSeek, apresentou ao mundo, em janeiro, a sua ferramenta de inteligência artificial, rival direta do pioneiro americano ChatGPT que abalou os mercados internacionais. O estrondoso lançamento abriu uma espécie de corrida entre as grandes companhias de tecnologia, capitaneadas pela China e pelos Estados Unidos, para chegarem na frente com o robô generativo melhor ou mais rápido.
Poucos dias depois do DeepSeek, no fim de janeiro, veio o anúncio da também chinesa Alibaba, que lançou o Qwen2.5 Max, a versão atualizada de sua ferramente de IA. O anúncio do Turbo S da Tencent, em 27 de fevereiro, também foi feito no mesmo dia em que a OpenAI, dona do ChatGPT, lançou o GPT-4.5, versão atualizada e que a companhia garante ser mais rápida e também mais acurada nas respostas, e que está disponível para os usuários pagantes da plataforma.