A Kraft Heinz, famosa pelo ketchup Heinz, anunciou nesta segunda-feira, 22, a troca de comando mundial da companhia. O executivo brasileiro, Bernardo Hees, deixará o posto e o português, veterano da Anheuser-Busch da InBev, Miguel Patricio, assumirá a nova função no dia 1º de julho. A transição dos cargos começará a ser feita em maio. A mudança no comando da empresa foi anunciada após anos de cortes de custos que prejudicaram algumas de suas maiores marcas.
O mercado espera que Patricio promova um “turnaround” (virada) na companhia, que teve resultados financeiros frustrantes nos últimos meses. Sem detalhar a estratégia, o executivo diz que toda a indústria de alimentos passa por transformação e o caso da Kraft Heinz não é diferente.
A gigante encerrou 2018 com receita global de 26,2 bilhões de dólares (aproximadamente 103 bilhões de reais), praticamente estável em relação a 2017. No entanto, o grupo registrou prejuízo líquido de 10,3 bilhões de dólares (por volta dos 40 bilhões de reais) em 2018, revertendo o lucro de 8 bilhões de dólares (em torno de 31 bilhões de reais) no ano anterior. A empresa teve de anunciar uma baixa contábil de 15 bilhões de dólares (aproximadamente 59 bilhões de reais) no ano passado, o que afetou seus resultados.
A empresa deverá rever portfólio e “fortalecer marcas como Heinz, Philadelphia, Planters e Kero (brasileira)”, segundo Patricio. O executivo negou que a companhia esteja em um momento financeiro delicado, mas disse que nos próximos dois meses vai se debruçar para entender os negócios.
A Kraft Heinz também enfrenta uma investigação da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos sobre suas práticas contábeis. Analistas de mercado financeiros aprovaram a mudança no comando como uma estratégia da companhia, levando as ações da empresa a um aumento de 1%.
Os executivos
Homem de confiança do trio formador da empresa de private equity brasileira-estadunidense, 3G Capital, o brasileiro Bernardo Hees foi para o comando da Kraft Heinz em julho de 2013. Até então era presidente da rede Burger King, que pertence à empresa de private equity. Pessoas ligadas ao executivo afirmam que Hees voltará para a 3G.
Miguel Patricio teve passagem pela Johnson & Johnson, Coca Cola e Ambev. Teve experiência em marcas e entrou no grupo comandado pelos brasileiro Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, a Anheuser-Busch, há 20 anos, mais recentemente como chefe de marketing global da cervejaria.
(Com Estadão Conteúdo e Reuters)