Oferta hexa: Assine por apenas 7,99

Danças causam polêmica e Raphinha avisa: ‘Problema é de quem não gosta’

Lucas Paquetá garantiu que coreografias não são desrespeitosas e Richarlison contou que celebração com Tite estava ensaiada

Por Luiz Felipe Castro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 5 dez 2022, 20h15 | Atualizado em 5 jun 2026, 23h20
Danças causam polêmica e Raphinha avisa: ‘Problema é de quem não gosta’ Priorizar nos meus resultados Google

DOHA – O Brasil passou fácil pela Coreia do Sul por 4 a 1 nesta segunda-feira, 5, e garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Mundo do Catar. Para além dos belos lances da equipe, as ‘dancinhas’ na comemoração de todos os gols também repercutiram, especialmente na imprensa internacional. Após a partida no estádio 974, Raphinha e outros atletas do Brasil avisaram: não vão parar de bailar. 

A ‘dancinha’ que mais gerou polêmica foi a do terceiro gol, marcado por Richarlison. À beira do gramado, os atletas do banco de reservas e até o técnico Tite se juntaram para reproduzir a coreografia do ‘pombo’, característica do camisa 9 da seleção. Depois da partida, o ídolo do Manchester United, atual comentarista de programa da TV britânica, Roy Keane, criticou a postura.

“Eu acho desrespeitoso dançar toda vez que eles marcam. Não ligo se for no primeiro gol, mas toda vez é desrespeitoso. Até mesmo o treinador estava envolvido. Eu não gostei”, afirmou Keane.

https://twitter.com/Football__Tweet/status/1599856159992733697

Richarlison afirmou que o gesto foi ensaiado com o próprio Tite na véspera. “Importante esse clima alegre e feliz. Acho que a alegria do professor nos contagia dentro de campo. É continuar, né. Ensaiamos a dancinha na preleção, no hotel antes de vir para cá. O professor está feliz e todos ficam feliz dentro de campo.”

Continua após a publicidade

“O problema é de quem não gosta, porque a gente vai continuar fazendo”, resumiu Raphinha após o jogo. Lucas Paquetá também deixou claro que o grupo não pretende abandonar o seu estilo. “A dança simboliza a alegria de marcar o gol, a gente não faz para desrespeitar, não vai na frente do adversário, a gente se reúne e todos comemoram, é o nosso momento, o Brasil está comemorando. Se eles não gostam, não tenho muito o que fazer por eles, a gente vai continuar.”

O técnico Tite também comentou o assunto durante a entrevista coletiva: “Eu tenho que tomar cuidado, pois sempre há os maldosos que dizem que é desrespeito. É uma demonstração de alegria.”

Seleção fez a sua melhor partida na Copa -
Richarlison puxa a característica comemoração imitando um pombo – (Ricardo Corrêa/Placar)

Meses antes do Mundial, a dança de outro brasileiro foi motivo de confusão e racismo na Espanha, quando Pedro Bravo, presidente da Associação de Agentes Espanhóis, comparou o atacante Vinicius Junior a um macaco, por suas comemorações pelo Real Madrid. O caso gerou enorme repercussão e uma onda de apoio ao atleta, que nesta noite também celebrou o seu primeiro gol em Copas com coreografia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Estádio de futebol lotado com bandeira do Brasil e bola no campo, e um jogador de camisa amarela comemorando. À direita, capas de revistas Veja, Super, Viagem e Quatro Rodas flutuando sobre fundo verde escuroTorcedor de costas, vestindo camisa amarela, comemora com os braços erguidos em um estádio de futebol lotado, sob um céu verde-azulado. Uma bola de futebol com a bandeira do Brasil está no campo. À direita, um fundo verde escuro com um pequeno ícone de árvore branca no canto inferior direito
OFERTA RELÂMPAGO

Digital Básico

A notícia em tempo real na palma da sua mão!
Chega de esperar! Informação quente, direto da fonte, onde você estiver.
De: R$ 14,99/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 29% OFF

Revista em Casa + Digital Premium

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 10,00) + Abril Signature Ouro, o novo programa de benefícios da Abril, que te dá acesso a descontos exclusivos e cashback em centenas de estabelecimentos.
De: R$ 55,90/mês
A partir de R$ 39,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês. Após esse período a renovação será de 118,80/ano (proporcional a R$ 9,90/mês).