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‘O Brasil está na moda’: a sommelier que quer vender vinhos nacionais para franceses

Para Marina Giuberti, finalmente há espaço para furar a bolha em Paris

Por Duda Monteiro de Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 fev 2025, 12h57

Aos 45 anos, Marina Giuberti alcançou alguns marcos como uma capixaba em Paris, onde vive há quase vinte anos. Primeiro, fez história ao se tornar a primeira brasileira certificada pelo governo francês como sommelier na capital. Além disso, alcançou outro marco inédito: é a única mestre cavista estrangeira na França, um grupo que conta com apenas 40 profissionais, sendo apenas três mulheres. Agora, ela pretende dar mais um importante passo na carreira: ela quer levar vinhos brasileiros para o mercado parisiense. 

A dona da Divvino, com dois endereços em Paris e mais de 1 000 rótulos (10% deles reservados para estrangeiros), está vendo pela primeira vez a oportunidade de furar a bolha dos vinhos franceses com produtos genuinamente brasileiros. “Há uns anos. não ia dar certo, mas agora o Brasil está na moda. Marcas como Natura, Farm, Granado e Dengo hoje são bem-vindas aqui. É uma conjuntura propícia”, observa Giuberti. 

Em 2025, celebra-se o ano Brasil-França, uma iniciativa dos dois governos para aproximar as culturas. E Marina foi convidada para apresentar na última quinta-feira, 13, uma série de vinhos made in Brazil em um evento da embaixada. Resultado: todo mundo aprovou. “Já temos uma demanda, os jovens franceses estão muito mais abertos a provar bebidas de fora”, conta.

Outro grande desafio para importar blends nacionais é torna-los acessíveis aos franceses, que têm o vinho como produto essencial de sua rotina. “Finalmente encontrei ótimos vinhos brancos e tintos, que conseguimos vender a um bom preço aqui. O Brasil tem sabores frutados, perfeitos para aperitivos, carnes, muito diferente do que existe na França”, garante.

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