Israel segue Trump e anuncia saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Decisão ocorre dois dias depois dos EUA deixarem órgão internacional e suspenderem financiamento para a UNRWA, agência para refugiados palestinos

Apenas dois dias após os Estados Unidos, Israel anunciou nesta quinta-feira, 6, que deixará o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
“A decisão foi tomada à luz do contínuo e implacável viés institucional contra Israel no Conselho de Direitos Humanos, que persiste desde sua criação, em 2006”, declarou o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, em carta ao presidente do órgão, Jorg Lauber.
A decisão, anunciada pela rede social X (antigo Twitter), ocorre dois dias depois de o presidente americano, Donald Trump, ter assinado a retirada dos Estados Unidos desse braço das Nações Unidas. Ele também anunciou a suspensão do financiamento para a UNRWA, agência para refugiados palestinos que concentra atuações em Gaza.
O republicano fez o mesmo em sua primeira passagem pela Casa Branca. Os Estados Unidos retornaram ao Conselho de Direitos Humanos em 2021, durante o governo do democrata Joe Biden.