Oferta hexa: Assine por apenas 7,99

Navio sul-coreano sofre ‘explosão e incêndio’ em Ormuz e eleva tensão no mar

Relato vem após Irã atacar petroleiro dos Emirados Árabes, em meio a renovada disputa contra os EUA pelo controle da nevrálgica passagem

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 Maio 2026, 12h16
Navio sul-coreano sofre ‘explosão e incêndio’ em Ormuz e eleva tensão no mar Priorizar nos meus resultados Google

Um navio sul-coreano sofreu uma explosão seguida de um incêndio no Estreito de Ormuz nesta segunda-feira, 4, anunciou o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul, em meio a um aumento nas tensões no mar após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dar início a uma operação militar para escoltar embarcações comerciais através da rota marítima.

Desde a ofensiva israelense-americana contra o Irã em 28 de fevereiro, a República Islâmica bloqueia essa via por onde, antes da guerra, passava um quinto da produção mundial de petróleo e gás natural liquefeito.

O Ministério das Relações Exteriores sul-coreano informou que, nesta manhã (por volta das 8h40 de Brasília), “ocorreu uma explosão e um incêndio em uma embarcação operada por uma empresa de navegação sul-coreana ancorada em águas próximas aos Emirados Árabes Unidos, dentro do Estreito de Ormuz”, acrescentando que “não houve vítimas até o momento”.

A declaração veio pouco depois dos Emirados Árabes acusarem Teerã de atacar com drones um petroleiro da empresa nacional ADNOC, que tentava atravessar o estreito. Segundo o governo, a embarcação estava vazia e por isso nenhuma pessoa ficou ferida.

“Os Emirados Árabes Unidos enfatizam a necessidade de o Irã interromper esses ataques, garantir seu pleno compromisso com a cessação imediata de todas as hostilidades e a reabertura completa e incondicional do Estreito de Ormuz”, disse o ministério das Relações Exteriores emirati. “Apontar contra a navegação comercial e utilizar o estreito como meio de coerção econômica ou de chantagem constitui um ato de pirataria por parte do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica”, acrescentou a pasta.

Continua após a publicidade

Tensão no mar

Ao longo desta manhã, os Estados Unidos e o Irã abriram uma guerra de versões sobre o status da navegação em Ormuz. De acordo com o Exército americano, seus destróieres entraram no Golfo como parte de uma missão destinada a escoltar navios mercantes pelo estreito, garantindo com segurança a passagem de duas embarcações comerciais.

Os navios militares “estão operando atualmente no Golfo Pérsico, após atravessarem o Estreito de Ormuz em apoio ao Projeto Liberdade”, afirmou o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) na rede social X (ex-Twitter), em referência à operação de escolta anunciada por Trump no domingo 3.

Já a TV estatal iraniana informou que a Marinha iraniana disparou mísseis de cruzeiro, foguetes e drones de combate perto dos destróieres — tiros de advertência que teriam feito os navios de guerra americanos recuarem com sucesso. Mais cedo, a agência de notícias iraniana Fars havia reportado que uma fragata dos Estados Unidos foi atacada com dois mísseis no Estreito de Ormuz (algo que o Centcom prontamente negou.

Nas primeiras horas desta manhã, o comando militar do Irã advertiu que o Exército dos Estados Unidos seria atacado se entrasse no Estreito de Ormuz, depois de Trump anunciar que Washington começaria a escoltar navios através da estratégica via marítima. Em meio às tensões, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano acusou o americano de dificultar o processo diplomático para encerrar a guerra.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Estádio de futebol lotado com bandeira do Brasil e bola no campo, e um jogador de camisa amarela comemorando. À direita, capas de revistas Veja, Super, Viagem e Quatro Rodas flutuando sobre fundo verde escuroTorcedor de costas, vestindo camisa amarela, comemora com os braços erguidos em um estádio de futebol lotado, sob um céu verde-azulado. Uma bola de futebol com a bandeira do Brasil está no campo. À direita, um fundo verde escuro com um pequeno ícone de árvore branca no canto inferior direito
OFERTA RELÂMPAGO

Digital Básico

A notícia em tempo real na palma da sua mão!
Chega de esperar! Informação quente, direto da fonte, onde você estiver.
De: R$ 14,99/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 29% OFF

Revista em Casa + Digital Premium

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 10,00) + Abril Signature Ouro, o novo programa de benefícios da Abril, que te dá acesso a descontos exclusivos e cashback em centenas de estabelecimentos.
De: R$ 55,90/mês
A partir de R$ 39,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês. Após esse período a renovação será de 118,80/ano (proporcional a R$ 9,90/mês).