Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Rússia e Ucrânia se encontram em Istambul para discutir grãos presos

Reunião aumenta esperanças do escoamento para países que dependem da produção ucraniana, apesar de funcionários dizerem que a missão é 'impossível'

Por Da Redação
13 jul 2022, 09h24

Negociadores da Rússia e da Ucrânia vão se reunir nesta quarta-feira, 13, em Istambul, na Turquia, para discutir a liberação das grandes quantidades de grãos que seguem presos nos portos ucranianos. O objetivo é escoar o produto a um mundo que depende do fornecimento de Kiev e, devido ao cerceamento, enfrenta um crescente problema de fome.

Autoridades internacionais tentam há meses quebrar o impasse sem desencadear uma escalada na guerra ou, pior, um confronto direto entre a Rússia e membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A reunião desta quarta-feira aumenta as esperanças de um avanço, apesar de funcionários envolvidos com os planos dizerem que é uma “missão impossível”.

As alternativas propostas, como transportar os grãos por terra ou pelo rio Danúbio, têm sido muito lentas, pesadas e de pequena escala para enfrentar o desafio de mais de 22 milhões de toneladas de grãos presos em Odessa e outros portos do Mar Negro, bloqueados por navios de guerra russos.

+ Rússia tenta lucrar com grãos roubados da Ucrânia

“Depois de todas essas conversas, delegações militares dos ministérios de defesa da Turquia, Federação Russa e Ucrânia e a delegação das Nações Unidas se reunirão amanhã em Istambul sobre o transporte seguro dos grãos que aguardam nos portos da Ucrânia via mar para o mercado internacional”, disse o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, que sediará a sessão, em um comunicado na terça-feira 12.

Continua após a publicidade

A urgência é real. Como grãos estão lotando silos e portos ucranianos, isso também começará a prejudicar a nova safra nas próximas semanas, pois os agricultores não terão onde armazenar o produto.

A guerra na Ucrânia está contribuindo para uma crise alimentar global, segundo as Nações Unidas, que elevou o preço de commodities vitais como trigo e cevada a níveis históricos.

+ UE diz que Rússia comete crime de guerra ao bloquear grãos ucranianos

Continua após a publicidade

A consequência mais imediata é a fome no Chifre da África, onde anos de falta de chuva já estão devastando comunidades na Somália e partes de países vizinhos. A Ucrânia, o quarto maior exportador de grãos do mundo, é uma fonte importante para essa região.

Os esforços diplomáticos internacionais estão sendo prejudicados por problemas que incluem evitar minas no Mar Negro, organizar inspeções da carga no mare, crucialmente, convencer o Kremlin de abrir caminho.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.