Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Amazônia: Sonia Braga, Gretchen e Bela Gil também criticam Temer

Após Gisele Bündchen, mais celebridades protestam contra aval para mineração na floresta; ‘O senhor tem noção do que está fazendo?’, pergunta Victor Fasano

Por Da Redação
Atualizado em 25 ago 2017, 19h13 - Publicado em 25 ago 2017, 17h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A atriz Sonia Braga foi mais uma celebridade a protestar contra a decisão do presidente Michel Temer (PMDB) de extinguir a Reserva Nacional do Cobre e seus Associados (Renca), liberando a mineração em uma área de 47 mil metros quadrados na região da Amazônia, localizada nos estados do Pará e do Amapá. Em seu perfil no Facebook, ela classificou o decreto de “ataque ao povo brasileiro” e conclamou os seus seguidores a lutar contra a medida, pedindo à população que pressione senadores e deputados.

    A mobilização popular teria como objetivo conseguir a aprovação de um decreto legislativo que o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou na Mesa Diretora do Senado para pedir a suspensão da decisão de Temer. “Não podemos permitir que a nossa Amazônia seja dizimada pelos atos desse governo ilegítimo”, diz a postagem.

    Sonia Braga publicou em seu Facebook os mesmos textos veiculados pelo perfil do senador Rodrigues. Ela também postou uma notícia do jornal britânico The Guardian sobre o tema. “Brasil abole grande reserva amazônica em ‘maior ataque’ em cinquenta anos”, diz a manchete da reportagem, escrita em inglês. A atriz tem carreira consolidada fora do país e mora atualmente em Nova York.

    Em maio do ano passado, ao participar da exibição do filme Aquarius no Festival de Cannes, Sonia Braga participou de um ato contra Temer no tapete vermelho. Ao lado do diretor Kleber Mendonça Filho, o elenco ergueu placas em inglês afirmando que um golpe de Estado havia ocorrido no Brasil, em referência ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que alçou o peemedebista ao poder.

    Continua após a publicidade

    Outras celebridades

    A modelo Gisele Bündchen e a cantora Ivete Sangalo já haviam publicado textos em protesto contra Temer por causa da questão da liberação da mineração na Amazônia. As postagens influenciaram outras celebridades a seguir o exemplo. A cantora Gretchen, alçada à fama internacional após ter estrelado um clipe da cantora americana Katy Perry e que hoje vive em Paris, publicou um texto no Instagram dizendo que o presidente é uma “vergonha” para o Brasil.

    “Que palhaçada é essa Temer? Quer dizer que era pra isso que você queria ser presidente? Não moro mais aí no Brasil, mas esse é o meu país. E quanta vergonha você nos faz tendo essas atitudes! Aqui na Europa só se comenta da vergonha que você é para o Brasil. Tome atitudes decentes e seja amado pelo nosso povo. Você só está conseguindo que todos queiram você fora de onde está. E, pelo jeito, onde nunca você deveria ter entrado!”, escreveu.

    View this post on Instagram

    Que palhaçada é essa Temer???? Quer dizer que era pra isso que vc queria ser presidente? Não moro mais aí no Brasil,mas esse é o meu país. E quanta vergonha vc nos faz tendo essas atitudes!!! Aqui na Europa só se comenta da VERGONHA que você é para o Brasil. Tome atitudes decentes e seja amado pelo nosso povo. Vc só está conseguindo que todos queiram vc fora de onde está. E pelo jeito onde NUNCA VC DEVERIA TER ENTRADO!

    A post shared by Gretchen Oficial (@mariagretchen) on

    Continua após a publicidade

    O ator Victor Fasano, que foi a favor do impeachment de Dilma, publicou um vídeo em que critica Temer pelo fim da reserva. “O senhor tem noção do que está fazendo?”, indagou. Ele também disse ser impossível levar adiante as campanhas ecológicas de que participa se “aí em cima, em Brasília, vocês autorizam mais desmatamento, autorizam a destruição do meio ambiente e dessas espécies todas ameaçadas”.

    O ator Marcos Palmeira republicou em seu Instagram o vídeo divulgado por Fasano. “Uma vergonha esse desespero em vender o Brasil! Vamos nos mobilizar! Precisamos preservar nossas riquezas!”, escreveu.

    A cozinheira Bela Gil chamou atenção para a situação de risco das terras indígenas. “A maior ameaça à Floresta Amazônica nos últimos cinquenta anos [foi] decretada pelo Fora Temer, e, consequentemente, uma grande ameaça aos guardiões da floresta. Sou mais índio do que ouro.”

    Continua após a publicidade
    View this post on Instagram

    Faço minhas as palavras do Victor Fasano!!! Uma vergonha esse desespero em vender o Brasil!! Vamos nos mobilizar!!! Precisamos preservar nossas riquezas!!! #rencaresiste #salveamazonia

    A post shared by Marcos Palmeira (@marcospalmeiraoficial) on

    Marina Silva

    A ex-senadora Marina Silva (Rede) possível candidata pela Rede à Presidência da República nas eleições de 2018, escreveu uma série de mensagens em seu Twitter contra Temer e Dilma. “É lamentável que o governo sem legitimidade e credibilidade de Temer faça mudanças de altíssimo impacto sem dar satisfação à sociedade”, disse.

    “Como tenho denunciado, o governo Dilma-Temer tem promovido inimagináveis retrocessos ambientais”, prosseguiu Marina, que utiliza o desenvolvimento sustentável como plataforma política. “O que está em jogo neste momento não é só a governança socioambiental, mas a agenda da dignidade do Brasil.”

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.