Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Relator dá parecer favorável à denúncia contra Temer. E agora?

Deputados analisarão o texto do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) até quarta-feira, quando a CCJ iniciará a discussão da acusação da PGR contra o presidente

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 19h32 - Publicado em 10 jul 2017, 17h11

O deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), relator da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, apresentou nesta segunda-feira um parecer favorável ao seu prosseguimento. Saiba qual será o caminho percorrido a partir de agora pela peça em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa Temer de corrupção passiva:

1 – O advogado de Temer Antonio Claudio Mariz de Oliveira fez a defesa do presidente após a leitura do parecer na CCJ. Em seguida, o presidente da comissão, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), aceitou um pedido de vista para os membros da comissão estudarem o texto. Suspensa por duas sessões do plenário da Câmara, a discussão da denúncia deverá ter início a partir das 11 horas de quarta-feira.

2 – Todos os integrantes da comissão, titulares e suplentes, têm autorização para falar por quinze minutos durante a discussão da denúncia. Também estão programadas as falas das lideranças dos partidos, que se manifestarão na ordem de inscrição, e de quarenta  não membros da CCJ, que poderão discursar por dez minutos. Todas as exposições somariam mais de quarenta horas, mas há manobras do governo federal para diminuir o tempo de fala destinado a políticos aliados.

3 – A votação da denúncia deve ocorrer na quinta-feira à tarde ou na sexta-feira, após a conclusão da fala dos inscritos. O relator e a defesa de Temer ainda terão vinte minutos para apresentar suas posições antes do encaminhamento da votação. É necessário maioria simples para a aceitação da denúncia. A votação será nominal e por processo eletrônico, com cada deputado dizendo se é a favor ou contra o relatório. Se aprovado, o parecer vai ao plenário da Câmara para ser apreciado. Se rejeitado, um novo relator é indicado pelo presidente da CCJ para produzir um texto que esteja de acordo com a vontade da maioria.

4 – O plenário da Câmara votará em definitivo a aceitação da denúncia na sessão seguinte à aprovação do relatório na CCJ. São necessários os votos de dois terços dos deputados (342 dos 513) para aprovar o encaminhamento do processo ao Supremo Tribunal Federal (STF).

5 – O STF decide se recebe ou não a denúncia. Se decidir abrir o processo, transformará Temer em réu e o afastará por até 180 dias, prazo que a Corte terá para julgá-lo. Durante esse período, o cargo é assumido interinamente por Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Câmara dos Deputados. Condenado, Temer sai definitivamente do poder. Absolvido, reassume a chefia do Executivo.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.