Anvisa suspende comercialização de creme dental da Colgate
Medida foi tomada "considerando o número significativo de relatos de eventos adversos"; empresa entrou com recurso para suspender a interdição

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira, 27, a interdição cautelar de todos os lotes do creme dental Colgate Total Clean Mint. A medida foi tomada “considerando o número significativo de relatos de eventos adversos associados ao uso do produto”. A empresa entrou com recurso.
Desde que a nova fórmula começou a ser comercializada, usuários relatam nas redes sociais estarem passando por reações após o uso. Entre as reclamações estão a ocorrência queimação, inchaço, dores na gengiva e dificuldade de movimentar a língua, além do desenvolvimento de aftas. A Agência teria recebido oito notificações com ao menos 13 eventos adversos diferentes.
No X, a provocação de um grupo de médicos gerou mais de 600 respostas e os relatos foram muito semelhantes:
a pasta da colgate acabou com minha boca, fez ferida, inchou minha LÍNGUA e tem afta, juro aaaaaaaaa
suspendi o uso mas ainda dói— mia 📖 (@flowersyasr) March 25, 2025
Quando as reclamações começaram, a primeira hipótese levantada pelos internautas sugeria que os efeitos colaterais seriam devido à substituição do antibacteriano fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho, substância que tem ganhado popularidade devido a sua maior eficiência na ação química contra placas bacterianas.
Por enquanto, ainda não há evidências sólidas de que essa seja a causa das reações. Em resposta a VEJA, a Colgate-Palmolive afirmou que está ciente da ação da Anvisa e que a medida não implica no recolhimento do produto. “A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira, 27. Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto.”
Eles afirmaram ainda que o produto não oferece risco a saúde, “mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes, como fluoreto de estanho, corantes ou sabores”. A empresa não respondeu que medidas os usuários que já adquiriam o produto devem fazer, mas afirmaram que as equipes estão “preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores.”