Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ciclos menstruais chegam a alterar a estrutura do cérebro, revela estudo pioneiro

Experimento americano demonstrou que oscilações hormonais modificam áreas do órgão e interferem no líquido que resguarda os neurônios

Por Ligia Moraes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 5 nov 2024, 12h00

Um estudo da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, nos EUA, publicado na revista Human Brain Mapping, aponta que o ciclo menstrual provoca mudanças físicas no cérebro. A pesquisa acompanhou 30 mulheres ao longo de diferentes fases do ciclo e descobriu que as variações nos hormônios estradiol, progesterona, hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH) afetam diretamente a massa branca e cinzenta do cérebro, além do volume de fluido cerebrospinal – líquido que protege e nutre o cérebro e a medula espinhal.

O papel dos hormônios e seus efeitos no cérebro

No ciclo menstrual, cada um desses hormônios cumpre um papel fundamental. O estradiol, por exemplo, atinge picos durante a ovulação e prepara o corpo para uma possível gravidez. No cérebro, o aumento de estradiol foi associado a mudanças que facilitam a comunicação entre as áreas cerebrais, em especial na massa branca do cérebro, composta de fibras que conectam diferentes regiões.

Outra substância, o hormônio luteinizante (LH), também se eleva durante a ovulação, reforçando essas mudanças na substância branca e promovendo uma melhor “comunicação interna” do cérebro.

Após a ovulação, durante a fase lútea, é a vez de a progesterona aumentar. Esse hormônio, que prepara o útero para uma possível gestação, foi relacionado no estudo a um leve aumento do volume de tecido cerebral e a uma diminuição do fluido cerebrospinal, sugerindo uma adaptação estrutural do cérebro a esta fase do ciclo.

Por fim, o hormônio folículo-estimulante (FSH), que tem a função de estimular o crescimento dos óvulos, também demonstrou influenciar a estrutura cerebral, ampliando a espessura do córtex – a camada externa do cérebro associada ao processamento de informações e à memória.

Continua após a publicidade

Descobertas e impacto para a ciência do cérebro

Utilizando técnicas avançadas de imagem cerebral, os cientistas americanos documentaram mudanças estruturais no cérebro que coincidem com as fases do ciclo menstrual. As alterações foram observadas em áreas cerebrais importantes, como os lobos temporal e occipital, que desempenham papéis fundamentais em funções cognitivas e sensoriais.

Embora o estudo se concentre nas alterações físicas no cérebro e não explore os efeitos comportamentais dessas mudanças, representa um avanço na compreensão de como os hormônios do ciclo menstrual influenciam o cérebro humano.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.