Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Conheça os alimentos que ajudam a emagrecer

A inclusão de alguns itens na dieta pode ajudar na queima das gordurinhas extra. Veja o que indicam os especialistas

Por Luisa de Oliveira
Atualizado em 13 jan 2018, 21h39 - Publicado em 13 jan 2018, 12h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Alguns alimentos podem auxiliar no emagrecimento, seja por promover a sensação de saciedade ou até mesmo por aumentar o gasto energético do organismo. São aliados, mas não são milagrosos. Ou seja, de nada vale incluí-los dieta e continuar comendo pratos repletos de gordura e açúcar.

    “Quando falamos em emagrecimento, devemos consumir alimentos minimamente processados, frutas, verduras, legumes, raízes, cereais, grãos, oleaginosas, sementes, carnes e ovos, laticínios, gorduras saudáveis ervas e especiarias”, recomenda Thalita Longo, nutricionista da Clínica Seven, de São Paulo. “Os nutrientes encontrados nesses alimentos trabalham em conjunto para o bom funcionamento do organismo”, explica.

    “É importantíssimo ressaltar que o simples consumo desses itens que ajudam a emagrecer, sem adequação da alimentação, não vai fazer com que a pessoa tenha resultados satisfatórios”, reforça a também nutricionista Alyne Mayumi, da Clínica Più Salute.

    Termogênicos

    Alguns alimentos são mais difíceis de serem digeridos, e, dessa forma solicitam mais energia ao organismo. “Eles obrigam o metabolismo a trabalhar mais no processo digestivo, aumentando a queima de gordura e de calorias. E também podem aumentar a temperatura corporal, sendo responsáveis por um gasto energético de até 10%”, explica Thalita, que listou alguns exemplos a serem incluídos na dieta do dia a dia. É só escolher seus preferidos:

    Canela (duas colheres de chá por dia): adicionar a frutas, receitas, alguns legumes, como abóbora, ou consumir na forma de chás. “A canela também ajuda a diminuir a vontade de comer doce e alguns estudos afirmam que melhora a resposta do nosso organismo à insulina”, acrescenta a nutricionista Alyne.

    Gengibre (20 gramas por dia): adicionar em sucos, chás, saladas e em receitas diversas. “É composto por poderosos antioxidantes e é bem versátil, podendo ser usado como tempero em preparações quentes ou frias, em sucos, chás e até em forma de conserva (só não vale exagerar no sal!)”, complementa Alyne.

    Continua após a publicidade

    Pimenta (duas colheres de chá por dia): temperar refeições, legumes e proteínas.

    Óleo de Coco (de uma a duas colheres de sopa por dia): usar no preparo de refeições, de receitas, ou puro.

    Alho: utilizar nas receitas ao preparar refeições.

    Café: tomar três xícaras por dia.

    Continua após a publicidade

    Chá verde: tomar até 600 ml por dia.

    Chá de hibisco: tomar até 400 ml por dia.

    Vinagre de maçã (duas colheres de sopa por dia): usar para temperar saladas, refeições ou puro.

    Água gelada: tomar 1,5 litro ao longo do dia. “Ela tende a refrigerar nosso trato digestório, o que faz com que o corpo mande muito mais sangue para manter a temperatura média de 37 graus. Esse processo faz perdermos calorias”, explica Thalita.

    Continua após a publicidade

    Atenção: algumas pessoas não podem abusar dos termogênicos. O ideal é consultar um profissional. “Esses alimentos devem ser evitados por cardiopatas, hipertensos, gestantes, lactantes e crianças, pois, em excesso, podem causar insônia, dor de cabeça e desconfortos gastrointestinais”, alerta Thalita.

    Fibras

    O consumo regular de fibras é indicado não apenas para auxiliar no emagrecimento, mas também para um quadro geral saudável. “Além prolongarem a sensação de saciedade, as fibras melhoram a saúde cardiovascular, ajudam no controle da glicemia, evitando picos de açúcar no sangue, e auxiliam na regulação do trânsito intestinal”, prescreve a nutricionista Monica Beyrute, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). ⠀

    Chia: é rica em fibras solúveis e insolúveis e em ômega 3, um ácido graxo com ação anti-inflamatória que atua na saúde cardiovascular e também ajuda no bom funcionamento do intestino.

    Linhaça (marrom e dourada): possui ômega 3 e 6 e atua como um agente antioxidante e renovador celular. “O ideal é triturar as sementes. Assim é possível aproveitar todos os nutrientes”, explica Mônica.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.