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Dezoito marcas de creatina são reprovadas pela Abenutri em 2024; veja lista

Dez marcas não continham nenhum grama de creatina no produto

Por Da Redação Atualizado em 16 out 2024, 15h05 - Publicado em 10 out 2024, 22h25
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  • A Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) reprovou 18 marcas de creatina comercializadas no mercado, conforme o laudo de 2024, divulgado nesta quinta-feira, 10, pela entidade. Na comparação com 2023, desta vez 21% das marcas reprovadas anteriormente foram aprovadas nesta edição da análise. Veja lista mais abaixo.

    Após a publicação da reportagem, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri) entrou em contato e enviou uma nota afirmando que “não concorda com o processo e a metodologia de análise” do teste. O Grupo Supley também enviou nota de esclarecimento. Leia mais ao final do texto.

    O estudo da associação comparou as informações constantes no rótulo dos produtos com o respectivo conteúdo das suas embalagens. No total, foram 88 produtos verificados.

    O dado mais interessante do laudo foi a constatação de que dez marcas, fabricadas por quatro empresas, não continham nenhum grama de creatina no produto. Nesta situação, uma empresa fabrica sozinha cinco das dez marcas reprovadas.

    Conforme a legislação, é permitida uma variação de até 20% entre a indicação da quantidade de creatina e sua presença efetiva no produto comercializado. Com tal critério — presença ou não de creatina no produto comercializado —, o laudo é dividido em cinco categorias: de 0% a 5%, 5,1% a 10%, 10,1% a 20%, -100% e -21% a 99%.

    No primeiro caso (0% a 5%) foram 48 marcas aprovadas. Nas categorias seguintes (5,1% a 10% e 10,1% a 20%) foram 13 marcas aprovadas.

    Os fabricantes SUPLEY (das marcas Probiotica e Max Titanium), BRG (Integralmédica e Darkness) Rainha Laboratórios (Body Action) e Dux Nutrition entraram com medidas judiciais contra a divulgação dos resultados.

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    Veja a lista de todas as marcas analisadas, aprovadas e reprovadas:

    REGULARES/APROVADOS: 0% a 5%

     

    REGULARES/APROVADOS: 5,1% a 10%

     

    REGULARES/APROVADOS: 10,1% a 20%

     

    IRREGULARES/REPROVADOS: -100%

     

    IRREGULARES/REPROVADOS: -21% a 99%

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    Posicionamento da Brasnutri

    Em nota, a Brasnutri afirmou que “não concorda com o processo e a metodologia de análise utilizados pela Abenutri, destacando que apenas o monitoramento e fiscalização realizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) oferecem uma comprovação isenta de controvérsias. A Anvisa complementa os esforços regulatórios com análises adicionais e individuais, afinal ela é o único órgão oficial responsável pela regulamentação, monitoramento e fiscalização do mercado. Qualquer estudo realizado fora desses padrões não pode ser considerado legítimo e está sujeito a questionamentos quanto à sua validade”.

    “Além disso, a BRASNUTRI ressalta que a Abenutri não dispõe de uma área técnica qualificada que confere legitimidade à análise dos laudos, sendo esses assinados pelo Coordenador do Programa de Automonitoramento, Félix Bonfim, que não possui atribuição legal para tamanha responsabilidade”, disse a associação.

     

    Posicionamento do Grupo Supley

    Em nota, o Grupo Supley afirmou que “optou pela medida judicial contra as divulgações organizadas pela Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) visto que a referida associação tem uma postura controversa diante do mercado e um histórico de avaliações que não seguem os padrões técnico-científicos estabelecidos pelos órgãos competentes”.

    “A Anvisa e o próprio Grupo Supley realizam análises rotineiras de todos os produtos e marcas fabricados pela empresa, sem qualquer registro de inconformidade. A companhia – que está associada à Brasnutri, entidade que reúne mais de 40 empresas – adota as melhores práticas para garantir o padrão de qualidade, alguns deles inclusive com selo Creapure, e reforça seu compromisso com o direito do consumidor e a legislação vigente, trazendo total transparência em seus rótulos”, disse a companhia.

     

    (Com Agência Brasil)

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